Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Infecção urinária: conheça causas, sintomas e tratamentos

Descubra como prevenir e tratar a infecção mais comum no corpo humano

Notícias ao Minuto Brasil

12:04 - 24/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A infecção urinária é a infecção mais comum no corpo humano, e é mais prevalente em mulheres entre os 20 e os 40 anos e em grávidas. Isto se deve ao fato de o canal da uretra ser mais curto nas mulheres (cinco centímetros, em comparação com os 22 cm do dos homens). O problema pode ser uma contaminação bacteriana baixa, quando afeta a bexiga, ou alta, quando ataca os rins.

Leia também: 15 sintomas de que você tem excesso de gordura no fígado

O Dr. Paulo Olzon, infectologista e professor na Universidade Federal de São Paulo, falou com a revista Claudia sobre a infecção urinária:

A causa mais comum da infecção urinária (tanto baixa como alta) é uma bactéria que vive no intestino, chamada E. coli, que pode entrar em contato com o trato urinário devido à má higiene quando se urina ou defeca. Outra causa comum é o atrito entre o pênis e o canal vaginal durante as relações sexuais.

Devido ao tamanho da uretra, é muito raro os homens sofrerem de infecções urinárias, embora na idade avançada possam surgir por causa dos problemas de próstata.

No caso da infecção urinária baixa (bexiga), o sintoma mais comum é sentir dor enquanto se urina, sendo que pode variar para dificuldade em urinar, sensação de bexiga cheia e micções frequentes.a alta (rins) provoca dores na região lombar, na zona dos rins, e febre.

Quanto aos tratamentos, a infecção urinária baixa pode ser tratada com um antibiótico de dose única ou de alguns dias. A infecção alta, ao nível da pélvis e dos rins, geralmente é tratada com antibióticos mais fortes que são tomados durante cerca de 10 dias.

Fazer uma higiene frequente desta área do corpo, evitar roupas muito justas e abafadas, bem como cuecas fio dental e o uso prolongado de absorventes e tampões, são bons métodos de prevenção. Urinar ou fazer a higiene íntima depois das relações sexuais também pode ajudar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório