Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dicas para cuidar da sua pele antes de dormir

Entenda, escolha e aplique corretamente o cosmético noturno e acorde com uma aparência maravilhosa

Dicas para cuidar da sua
pele antes de dormir
Notícias ao Minuto Brasil

01:02 - 04/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Quem nunca chegou em casa cansada a ponto de querer deitar sem retirar a maquiagem? E quem, mesmo retirando a maquiagem, tem preguiça de fazer todas as noites o mesmo ritual de beleza que é feito pela manhã? Parece sempre uma boa ideia, mas não dá para imaginar o quanto a pele vai agradecer pela manhã se você fizer o contrário.

Todos nós ficamos expostos diariamente às variações climáticas, como sol, poluição, ventos etc. Durante a noite, a pele se autorregenera desses malefícios e se prepara para o dia seguinte. Mas, é possível ajudar o nosso organismo a executar mais eficazmente essa tarefa, com o uso de produtos cosméticos à base de ativos específicos para atuar durante o sono.

Estudos comprovam que à noite o organismo inicia um processo de reparo, principalmente entre 10h da noite até às 2h da manhã. Essa etapa chama-se ciclo circadiano, isto é, o nosso organismo libera hormônios e substâncias que atuam em determinados horários, ou melhor, na ausência de luz, para ajudar a pele a se autorreparar.

Por esta razão, é de extrema importância adotar alguns hábitos noturnos como, no mínimo, uma noite por semana, realizar esfoliação com um produto adequado ao tipo de pele (oleosa, mista ou seca).

"Porém, deve-se utilizar dermocosméticos diariamente à base de ativos nutritivos, sobretudo, a partir dos 30 anos, quando o organismo começa a apresentar algumas deficiências na capacidade de se autorregenerar", comenta Mika Yamaguchi, Farmacêutica e Consultora Técnica da Biotec Dermocosméticos. Durante a noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve mais e melhor os nutrientes inseridos nos dermocosméticos do que em qualquer outro período do dia.

Há diversos ativos que podem colaborar com a pele durante a sua autorregeneração. Contudo, deve-se optar por formulações que contenham elementos que auxiliam as células da pele a produzir energia, fortalecer a barreira cutânea e facilitar a permeação de outros ativos ricos em nutrientes, tais como: Arct Alg, Turmalina, Oligomix, Hyaxel e PGT1. Independente do sexo, todos devem utilizar essas formulações diariamente, associadas ou separadamente, de acordo com a indicação do dermatologista.

Para que o ritual noturno realmente valha a pena o esforço, Mika ainda dá algumas dicas:

- Lave sempre o rosto com o sabonete específico para o seu tipo de pele.

- Use um tônico e hidratante para alimentar a pele durante o sono.

- Quando procurar um creme noturno, considere sua idade, tipo de pele, necessidades específicas e procedência da marca ou do produto manipulado.

- Procure um dermatologista e peça para ele formular um creme noturno específico para você.

- Não se esqueça que, na hora de escolher, o importante é nutrir a pele durante a noite.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório