Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os benefícios de estudar música para o desenvolvimento infantil

Aprender música estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais

Conheça os benefícios de estudar
música para o desenvolvimento infantil
Notícias ao Minuto Brasil

10:23 - 29/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Educação

A música pode ter um impacto fundamental e positivo no cotidiano. Médicos e terapeutas já comprovaram cientificamente que uma simples canção pode trazer benefícios para a saúde do corpo e da mente. Não é à toa que alguns filósofos descrevem a música como a linguagem da alma.

Leia também: 7 razões para a menstruação estar mais intensa

Aprender essa arte no período escolar, por sua vez, pode gerar resultados surpreendentes no desenvolvimento da criança e do adolescente, impactando positivamente na coordenação motora, concentração e emoções. Devido a sua importância, muitas escolas introduziram o aprendizado da música na educação, não somente na fase infantil, na qual é elemento lúdico fundamental, mas também em outros períodos letivos.

No Colégio Poliedro em São José dos Campos (SP), por exemplo, os alunos do Ensino Fundamental II têm a oportunidade de participar dos módulos violão, orquestra de flauta e canto coral, onde são trabalhados elementos básicos da técnica vocal, além de habilidades rítmicas e de percepção auditiva. Os estudantes também aprofundam seu conhecimento sobre a música popular brasileira, aumentando o repertório cultural.

O professor de música da marca educacional, Celso Pan, afirma que a prática musical do 6º ao 9º ano escolar é um dos mais interessantes momentos da vida para esse aprendizado, porque nesta fase já está desenvolvida a capacidade de compreensão de conceitos elaborados, exigidos no processo pedagógico musical. “A música estimula atributos como a expressividade, a comunicação e a espontaneidade.Como uma expressão artística, comunica e desenvolve a espontaneidade quando se começa a improvisar ou criar”, descreve.

Segundo ele, a música está diretamente ligada à percepção dos sons, ou seja, ao treino de escutar, o que também desenvolve a memória sonora e corporal. Pan conta que em sua aula, o aprendizado da música suscita conhecimentos matemáticos (divisão de tempos, fração), históricos (por meio do legado musical, entendemos melhor os momentos históricos passados) e geográficos (cada povo tem sua expressão artística musical). “Tudo isso representa o desenvolvimento de raciocínio e entendimento de um todo”, ressalta.

Para aprender a tocar um instrumento musical, aponta o professor, não basta ter vontade, é preciso ter disciplina, autoconhecimento corporal e concentração, mas toda essa dedicação compensa. Ele recorda a fala do músico compositor Caetano Veloso “como é bom tocar um instrumento”. “É muito prazeroso conseguir dominar e criar música a partir de um instrumento. Muitas vezes torna-se um jogo de sons, pura diversão”, conclui o professor.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório