4 dicas para ter o máximo de efeito ao aplicar uma máscara facial

Práticas, as máscaras faciais ganharam o mercado estético, mas atenção: se você não preparar o terreno biológico (sua pele) e seguir outras dicas, não vai aproveitar tudo que ela pode oferecer

© iStock

Lifestyle TRATAMENTO 05/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Praticidade é tudo, ainda mais para aqueles que buscam resultados potencializados. Por esse motivo, as máscaras faciais ganham cada vez mais adeptos. "Graças às inovações tecnológicas, as máscaras de alto poder oclusivo potencializam o resultado dos mais diversos tratamentos faciais e promovem super-hidratação na pele, muitas vezes oferecendo diversos benefícios anti-idade por aumentar a penetração de um ingrediente que pode estar concentrado", afirma Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica - ABEC. "E saber aplicar uma máscara faz sua pele extrair deles o máximo de benefícios que ela pode oferecer", acrescenta. Então, siga as dicas:

PUB

Leia também: Desidratação da pele pode favorecer entrada de fungos e bactérias

Prepare sua pele — Todas as máscaras precisam ser aplicadas após higienização; caso contrário, você só estaria empurrando as impurezas de volta para a pele. "Aplique um bom sabonete, esfolie a pele, tonifique e hidrate, de preferência com um produto que seja da mesma linha para ação complementar", explica a especialista.

Aproveite o líquido — Se estamos falando em sheet masks (máscaras de papel ou colágeno e de uso descartável), é bom entender que elas geralmente são embebidas em ingredientes ativos que também estão nas máscaras. "Esse líquido que acompanha a máscara é basicamente uma mina de ouro, pode ser altamente rico em nutrientes rejuvenescedores e permite estender o tratamento para colo, pescoço e até mais áreas do corpo", sugere Isabel.

Fique de olho no tempo — Toda máscara tem um tempo até fazer o efeito a que se propõe. "Respeitar esse período é importante para acalmar a pele, fazer com que ela absorva os ingredientes ativos. Da mesma forma, se passar do tempo, algumas máscaras podem deixar a pele irritada e o rosto vermelho. Portanto, siga as instruções."

Cuidado com a fórmula — Isabel diz que é necessário procurar orientação de um profissional da área de saúde estética. "Muitos produtos utilizam substâncias alergênicas ou não são indicados para o seu tipo de pele. Para não ter erro, prefira máscaras com bases biocompatíveis e sem xenobióticos, como os conservantes parabenos, propilenoglicol, liberadores de formol e óleo mineral".

Novidades

Segundo a farmacêutica da Buona Vita, Celina Lis, a marca tem, em sua linha de produtos, máscaras profissionais e de uso home care, como as inspiradas em pedras preciosas, que fazem parte da linha B.Mask.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Suor 15/05/24

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

Lifestyle Signos 15/05/24

Três signos que são 'mestres da culinária'

Lifestyle Cardiologia 16/05/24

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros

Lifestyle Ansiedade 16/05/24

Doze alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade

Lifestyle Higiene oral 15/05/24

Hálito ruim? Quando a halitose pode virar doença grave

Lifestyle Fitness 15/05/24

Dá para entrar (e se manter) em forma sem sofrer muito: É assim!

Lifestyle Alimentação 16/05/24

Quer preservar a memória? Aposte em alimentos ricos em antioxidantes