Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 ensinamentos para uma organização pessoal eficiente

Aprenda a arrumar os ambientes da casa, sem perder tempo e dinheiro

5 ensinamentos para uma organização pessoal eficiente
Notícias ao Minuto Brasil

05:44 - 02/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Organização

Conciliar a vida profissional com a pessoal não é nada fácil. Se fizessem um ranking das coisas que mais são procrastinadas no dia a dia, a casa estaria no topo. A frase de ordem é sempre: “No final de semana eu arrumo”, o que nem sempre é possível. Claro, não é preciso atirar na agilidade e acertar na neurose.

Leia também: Luz dos LEDs pode causar degeneração macular e catarata a longo prazo

A personal organizer, Rafaela Oliveira, autora do livro da Astral Cultural, Organize Sem Frescuras, lista cinco dicas básicas essenciais para um bom aproveitamento do tempo e de como a faxina, às vezes, precisa ser interna, antes mesmo do caos externo.

1 - Planejamento

Se você planejar o seu dia ou a sua semana, certamente vai ganhar mais tempo livre. Coloque o papel ou no seu aplicativo preferido todas as coisas que tem a fazer, tanto pessoais quanto de trabalho. Comece pelas tarefas prioritárias e estipule um tempo justo para cada uma delas.

2 - Organização

A organização é um hábito que se cria ao longo do tempo: isso significa que ninguém nasce organizado. Há pesquisas que apontam que, para criar novos hábitos, é preciso fazer a mesma tarefa durante 21 dias. Depois disso, ela entrará na nossa rotina de vida. Um exercício básico é arrumar a cama. Experimente arrumar a cama todos os dias durante 21 dias. Além de criar esse excelente hábito, o quarto ficará organizado sempre.

3 - Nas tarefas de casa

Fazer checklist é sempre uma ótima alternativa para aproveitar melhor o tempo nas tarefas de casa. Por exemplo, enquanto cozinha, lave a louça para não acumular bagunça na pia. Enquanto as roupas estiverem na máquina, você pode aproveitar e organizar uma gaveta, limpar dentro do micro-ondas, etc.

4 - Procrastinação

Quem não aproveita o tempo pode procrastinar facilmente, isto é, deixar o que não foi finalizado para outro dia, para outra semana, e assim por diante. Para evitar a procrastinação, divida uma tarefa grande em outras menores. Evite ultrapassar três horas de duração para atividades menores e mantenha essas tarefas bem específicas e detalhadas. Se precisar, anote na sua agenda o que deve ser feito, criando um compromisso.

5 - Aprenda a dizer não

Se você é daqueles que não sabem dizer não, pode acabar se afundando nas tarefas dos outros e, assim, sobra menos tempo para você. Se o pedido não estiver ao seu alcance, ser leal consigo mesmo não faz mal a ninguém. O que realmente faz mal é abraçar o mundo, não dar conta do recado, ficar estressado e sem tempo livre.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório