Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Menstruação: melhores exercícios (e horários) para regular hormônios

Se existe uma coisa que interfere com o bem-estar das mulheres é o desregulamento hormonal, mas o exercício físico pode ser uma boa solução

Menstruação: melhores exercícios (e horários) para regular hormônios
Notícias ao Minuto Brasil

19:08 - 07/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo

A prática de exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar da mulher. Mais força, mais resistência, mais concentração, mais confiança, mais energia, mais saúde... e hormônios mais regulados.

+ As apostas mais certeiras para perder peso depois dos 40 anos

O sistema hormonal é um dos aspectos que mais interfere com a qualidade de vida de uma mulher, podendo até afetar negativamente a sua saúde e forma de estar, especialmente quando o desregulamento hormonal surge de carona em momentos de maior estresse, sintomas depressivos ou determinadas patologias.

Uma das melhores formas de manter os hormônios controlados é através da prática de exercício físico, que deve ser encaixada na rotina diária e respeitar não só as necessidades de cada mulher, como também a fase em que se encontra.

Como explica a nutricionista especialista em hormônios Alisa Vitti ao site Mind Body Green, a corrida é uma das melhores aliadas da mulher quando esta inicia a fase folicular, ou seja, quando se dá o primeiro dia do término da menstruação. Esta fase apresenta menores níveis de estrogênio e o treino cardiovascular, em particular a corrida ao final da tarde, pode ajudar a atenuar algumas consequências hormonais.

Por sua vez, diz a especialista, os treinos hormonais podem ajudar a mulher na fase de ovulação, de modo a que consiga tirar um maior partido dos níveis de testosterona. É nesta fase que os níveis de energia tendem a ser maiores.

Nos dias que antecedem a chegada da nova menstruação - e já com a possibilidade de aparecerem algumas cólicas ou dores - o mais indicado é apostar no treino de pilates ou yoga, que são os melhores para a fase luteínica (que tem início após a ovulação e dura 14 dias).

Já quando a menstruação chega, o melhor é mesmo caminhar, um esporte prático, fácil e que ajuda a equilibrar os hormônios e a aliviar os sintomas menstruais.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório