Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça 5 alimentos que auxiliam a combater a ansiedade

Problema atinge 9,3% dos brasileiros

Conheça 5 alimentos que auxiliam
a combater a ansiedade
Notícias ao Minuto Brasil

21:08 - 15/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

O Brasil está no topo da lista de nações com maior percentual de pessoas com transtornos de ansiedade, segundo relatório divulgado em fevereiro de 2017 pela OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com o estudo, 9,3% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do tipo. O índice é três vezes maior na comparação com a média mundial registrada na pesquisa, com base em dados referentes ao ano de 2015.

Leia também: Aprenda a fazer gelatina de chia e mate a vontade de doces

Porém, apesar do dado alarmante, é possível amenizar o problema por meio de certas mudanças nos hábitos alimentares. “Para que a ansiedade seja controlada é preciso priorizar alimentos ricos em aminoácidos e vitaminas, em especial o triptofano, visto que eles aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável por regular a sensação de bem estar do nosso organismo”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis. A especialista ainda destaca que manter uma rotina de exercícios físicos também é fundamental.

Pensando na questão, a consultora da Superbom listou alguns alimentos que contribuem para combater a ansiedade. “No entanto, vale destacar que a alimentação saudável é um fator que não dispensa a consulta ao médico, principalmente se os sintomas evoluírem para uma intensidade grave”, pondera.

Mel

Segundo a nutricionista, o mel atua como um agente regenerador no intestino, local onde ocorre a produção da serotonina. “O alimento potencializa a liberação do hormônio e, consequentemente, fornece mais disposição e melhora o humor. Também vale destacar que é ótima alternativa ao açúcar, pois fornece diversos benefícios importantes para o organismo”, complementa.

Espinafre

Cyntia, consultora da Superbom, conta que o espinafre é rico em ácido fólico, e por isso, considerado um antidepressivo natural. “A substância elimina resíduos químicos oxidantes produzidos por conta do estresse e que contribui para a aparição de crises de ansiedade”, explica.

Lentilha

A lentilha é fonte de cálcio e magnésio, nutrientes fundamentais para potencializar a produção da serotonina. “Também contribui para o bom funcionamento do intestino, portanto, é um aliado da sensação de bem-estar”.

Frutas cítricas

De acordo com a especialista, como são fontes de vitamina C, as frutas cítricas reduzem a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. “Limão, morango, laranja e tangerina estão entre as principais fontes”, destaca.

Alface

Por fim, a consultora da Superbom destaca que o alface também é considerado inimigo da ansiedade, já que rico em uma substância chamada lactucina. “Ela contém efeito calmante e relaxante que pode auxiliar até mesmo quem sofre casos de insônia, que pode estar relacionada com crises de ansiedade. A lactucina está presente em maior quantidade no talo do alimento”, finaliza.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório