Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exercícios físicos devem ter feitos também no inverno

Com o frio, a prática de exercício diminui por comodidade

Exercícios físicos devem ter feitos também no inverno
Notícias ao Minuto Brasil

21:55 - 20/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Fitness

A estação mais fria do ano, o inverno, chega no próximo dia 21 de junho e muita gente usa essa desculpa para parar de se exercitar. É isso que conta o professor da Companhia Athletica Curitiba, Matheus Henrique Ferraz de Souza. “Com o frio, a prática de exercício diminui e isso ocorre por uma ‘comodidade’ do praticante, pois no inverno o preparo da atividade física é diferente e a própria motivação do praticante é menor, devido a queda da temperatura”, explica.

+ "Sempre seremos julgados", desabafa Hassum, com menos 70 kg

Souza comenta que o maior cuidado que deve ser tomado é em relação ao aquecimento da atividade proposta, evitando, dessa forma, qualquer risco de lesão. “É necessário fazer um aquecimento mais longo e mais completo do que em dias quentes. Para isso, é fundamental a orientação de um professor para a melhor indicação”, ensina. O professor lembra, também, que antes de começar qualquer exercício, é preciso ir até um médico. “Antes de começar qualquer atividade física, o praticante deve realizar um teste de esforço com um médico que avaliará as informações que serão repassadas ao profissional da área e assim será realizada a prescrição do treino.”

Mas, não pense que há restrições para o inverno. De acordo com ele, toda atividade bem preparada, com aquecimento específico e vestimentas adequadas, pode ser realizado. “Caso a pessoa já tenha uma restrição, como, por exemplo, Hipertensão, deve-se tomar mais cuidado, principalmente no frio, pois há tendência do aumento na Pressão Arterial, que pode ocasionar algum risco para esse público. Ou seja, é um profissional que deve indicar a intensidade e o volume da atividade”, explica.

Souza também comenta que o exercício físico deve ser feito, independente da estação, de forma individualizada. “A resposta biológica do corpo não é igual para todos e por isso não temos uma fórmula secreta que serve para todo mundo. A intensidade e volume mais adequados para a realização dos exercícios dependem de muitas variáveis, por isso a orientação de treino por um profissional da área”, salienta.

Outra dica que Matheus de Souza dá é que é recomendada a utilização de roupas adequadas para atividades outdoor. “Por exemplo, quando for correr na rua, pode-se optar por usar luvas, touca, calça e etc e sempre tomar cuidado para usar uma vestimenta destinada à prática esportiva, para que ela não atrapalhe o desempenho na atividade”, salienta. De acordo com ele, o objetivo é a manutenção do aquecimento corporal. “Uma vestimenta não adequada pode não gerar o aquecimento necessário (principalmente nas extremidades do corpo) e assim dificultar a execução do exercício ou até mesmo provocar um lesão no praticante”, afirma.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório