Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os prós e contras dos 6 açúcares e adoçantes da moda

Xilitol, açúcar de coco, stevia e agave, o que são e o que fazem?

Conheça os prós e contras dos 6 açúcares e adoçantes da moda
Notícias ao Minuto Brasil

04:57 - 23/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle DOCE, DOCE, DOCE

Após o açúcar ter sido alçado ao posto de um dos maiores vilões da alimentação, a maior parte das pessoas passou a se perguntar: "afinal, qual a melhor opção para substituir?" Esta pergunta não é tão simples de ser respondida, pois todos os tipos de adoçantes, naturais ou não, possuem seus prós e contras. Confira a maior diferença entre eles, segundo a nutricionista Daniela Jobst e a endocrinologista Maria Fernanda Barca, ouvidas pelo site UOL:

+ Azeite ajuda na proteção contra Alzheimer, diz estudo

* Para efeitos de comparação, 1 colher de chá de açúcar refinado (5g) tem 20 kcal.

1. Xilitol (5 g possui 12 kcal). O açúcar encontrado nas fibras das frutas, vegetais e cogumelos é uma opção natural e pode ser utilizado na culinária, como no preparo de doces e para adoçar bebidas. A quantidade máxima recomendada por dia, para não sofrer com diarreia, inchaço e desconfortos gástricos, é de 15 mg por quilo de peso, tanto para homens quanto para mulheres (ou seja, uma pessoa de 60 quilos pode consumir, no máximo, 9 g do açúcar).

2. Stevia (5 g possui 0 kcal). O adoçante natural é extraído da planta Stevia rebaudia. Como não contém calorias, é uma opção boa para dietas de emagrecimento. Como tem gosto amargo, fabricantes costumam adicionar outros adoçantes e edulcorantes. É preciso checar o rótulo.

3. Agave (5 g possui 9 kcal). O néctar ou xarope de agave é extraído de um cacto e tem consistência parecida com mel. É uma opção natural e que pode ser usado por veganos no lugar do mel. Como possui muita frutose, seu consumo deve ser moderado.

4. Açúcar de coco (5 g tem 19 kcal). Extraído a partir das palmas de coco, o índice glicêmico é bem mais baixo do que o açúcar refinado e contém vitaminas do complexo B, cálcio, zinco, ferro, fósforo e magnésio. Diabéticos ou dietas de controle de peso não podem utilizá-lo. Caso o consumo seja exagerado, oferece os mesmos riscos do açúcar de cana.

5. Açúcar de beterraba (5 g contém 13 kcal). Este adoçante natural extraído da beterraba é de difícil acesso no Brasil e pode ser encontrado pelo nome de "farinha". Como é refinado, não tem vantagens sobre o açúcar de cana, além de apresentar os mesmos riscos.

6. Taumatina (5 g contém 0,03 kcal). Extraído de uma flor africana, este adoçante natural não contém calorias e adoça cerca de 1.300 vezes mais do que o açúcar de cana. Em geral, a taumatina vem associada a outros adoçantes, por isso é importante ler o rótulo antes de comprar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório