Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Críticas e opiniões estressam muito as mães, diz estudo

O que as mulheres sentem na pele agora tem comprovação científica

Críticas e opiniões estressam muito as mães, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

11:18 - 23/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

A partir do momento que uma mulher revela que está grávida, começam as "dicas", "conselhos" e, pior, as críticas. Opiniões sobre o que a futura mãe come até o que está usando e sobre como se comporta, as críticas passam a fazer parte da rotina diária destas mulheres. E as opiniões sobre o que elas devem ou não fazer só aumentam quando ela se torna mãe.

O que as mulheres sentem na pele agora tem comprovação científica. Um estudo da Universidade de Michigan, realizado com 475 mães de crianças de até cinco anos, aponta que pelo menos 60% das mulheres já sofreram críticas de outros pais, familiares, amigos e até de outras mães sobre como se comportam na maternidade.

+ 5 dicas de segurança doméstica para casas com crianças

Uma das autoras do estudo, Sarah Clark afirma que os "conselhos" só levam a mais estresse, pois aumentam a pressão sobre as mães, ao invés de darem apoio.

Pasme: a maior parte destes conselhos vem da própria família, sendo 37% dos críticos os pais da mãe. O outro pai corresponde a 36% dos críticos e os padrastos a 31%. Amigos, outras mães, comentaristas de internet, pediatra e babá aparecem mais abaixo na lista.

Os temas que mais aparecem nestas críticas são disciplina (70%), depois dieta e nutrição (52%), sono (46%), amamentação (39%), segurança (20%) e cuidados (16%). O lado bom dessa enxurrada de críticas é que as mães se sentem mais impulsionadas a pesquisar e consultar especialistas para tirar suas dúvidas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório