Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cimento queimado confere um ar todo charmoso ao ambiente

A técnica, que se destacava pelo piso vermelho aplicado em casas antigas e fazendas, foi aprimorada e ganhou versões industrializadas

Cimento queimado confere um ar
todo charmoso ao ambiente
Notícias ao Minuto Brasil

14:22 - 26/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Decoração

Em construções ou reformas, a inovação no design de interiores não tem que estar atrelada exclusivamente a investimentos em materiais sofisticados. Para quem gosta do estilo retrô, o cimento queimado pode ser uma boa pedida para criar um ambiente todo charmoso e aconchegante. A técnica, que se destacava pelo piso vermelho aplicado em casas antigas e fazendas, foi aprimorada e ganhou versões industrializadas, sem perder o ar rústico e artesanal.

Além de dar nova cara aos ambientes com personalidade, o cimento queimado é ainda uma opção prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais.

+ 7 dicas para manter a positividade nos negócios

E para quem gosta de colocar a mão na massa, o site Mapa da Obra oferece dicas de aplicação do cimento queimado, inclusive com orientações para evitar trincas e fissuras após a aplicação. Seja para piso ou parede, o processo de aplicação é o mesmo, basta usar os materiais e ferramentas adequadas e seguir os 10 passos que consta no link do site.

Manutenção, limpeza e cuidados

Para manter a superfície com cimento queimado limpo sempre bonita, o tratamento com resinas acrílicas ou à base d’água diminui a porosidade da superfície e evitam a absorção de fungos e de sujeira. Antes da resina, é indicado passar uma base protetora com o auxílio de um rolo, pincel ou pistola. Recomenda-se aplicar a resina em duas demãos, respeitando o intervalo de 12 horas entre elas. A manutenção com este produto deve ser feita a cada três anos.

Outra opção, mais econômica, é a cera, ou até mesmo o verniz, empregados semanalmente. Também é possível recorrer a serviços especializados de polimento, realizados com ferramentas diamantadas, que garantem uma superfície lisinha. Por ser um piso poroso, é recomendado impermeabilizar logo após a obra.

Para limpeza, o ideal é remover as sujeiras, como pó e areia, com vassoura ou aspirador de pó. Na hora de lavá-lo, basta utilizar detergente neutro, água morna, pano limpo ou escova de limpeza. A superfície nunca deve ficar molhada, do contrário outras sujeiras irão grudar.

Em casos de manchas, uma alternativa é lixar a parte superficial do cimento queimado com uma lixa fina. Isso deve ser feito com muita atenção para não danificar ou desnivelar o piso. Também é importante evitar o uso de produtos abrasivos, que podem causar riscos difíceis de serem removidos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório