Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Consumo de proteína vegetal evita menopausa precoce, diz pesquisa

Estudo avaliou hábitos de 85,6 mil mulheres para avaliar fatores que podem bloquear encerramento do ciclo reprodutivo precocemente

Consumo de proteína vegetal evita 
menopausa precoce, diz pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

09:10 - 03/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mulher

Um estudo da Universidade de Massachusetts em Amherst e da Faculdade de Saúde Pública Harvard T.H.Chan, ambas nos EUA, sugere que o consumo de proteínas vegetais pode evitar o encerramento precoce do ciclo reprodutivo, antes dos 45 anos. As informações são do Correio Braziliense.

Na pesquisa publicada no American Journal of Epidemiology e feita com 85.682 norte-americanas, as cientistas Maegan Boutot e Elizabeth Bertone-Johnson concluiram que mulheres que ingeriam de três a quatro porções diárias de proteína vegetal, como pão integral e feijões, tinham menor chance de entrar na menopausa precocemente.

+ Infertilidade causada pela endometriose pode ser revertida; saiba mais

Após isolarem fatores de risco, como tabagismo, sedentarismo e índice de massa corporal, as pesquisadoras descobriram que as entrevistadas que consumiam 6,5% das calorias diárias de proteína vegetal tinham 16% menos risco de começar a menopausa cedo do que aquelas cuja ingestão desse nutriente chegava ao máximo a 3,9% das calorias.

Além do feijão e do pão integral, outros alimentos que concentram altas doses de proteína são pistache, castanhas, quinoa, tofu e grão de bico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório