Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Crianças procuram cirurgia íntima e tendência preocupa médicos

Procedimento estético não é recomendado para meninas com menos de 18 anos

Crianças procuram cirurgia íntima e tendência preocupa médicos
Notícias ao Minuto Brasil

04:00 - 09/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle labioplastia

A labioplastia, cirurgia íntima que reduz o tamanho dos lábios vaginais, está sendo cada vez mais procurada por mulheres ao redor do mundo.  Um levantamento da Dall’Ago & Manfrim mostrou que apenas no Brasil o aumento na procura pelo procedimento foi 250%.

De acordo com a Veja, a "moda" chegou a crianças. Uma reportagem da BBC apontou que meninas de apenas 11 anos já estão procurando especialistas para realizar a cirurgia íntima. Os registros do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) apontam que cerca de 200 mulheres com menos de 18 anos fizeram labioplastia entre 2015 e 2016.

“Estou vendo meninas de apenas 11, 12, 12 anos, acreditando que há algo errado com sua vulva – que ela tem o formato errado, o tamanho errado, e realmente expressando nojo sobre ela. Sua percepção é que seus pequenos lábios deveriam ser invisíveis, quase como uma Barbie, mas a realidade é que há muita variação. É muito normal que os lábios se projetem", disse a médica Paquita de Zulueta em entrevista à BBC.

+ À medida que envelhece, homem é menos exigente com idade da parceira

O que preocupa especialistas da área com a realização da labioplastia tão cedo é que o corpo na adolescência ainda está em desenvolvimento. Isso significa que é comum que lábios pareçam salientes neste período, já que eles simplesmente se desenvolveram primeiro. O crescimento pode vir a normalizar o tamanho dos lábios, o que torna a cirurgia desnecessária e pode criar um problema mais sério, como assimetria ou cicatrizes.

A NHS recomenda que meninas com menos de 18 anos não realizem o procedimento, com a exceção de deformidades ou um grande impacto psicológico ou físico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório