Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 substitutos veganos para os ovos em bolos

Veja como substituir a proteína animal por versões vegetais e igualmente saudáveis

4 substitutos veganos para os ovos em bolos
Notícias ao Minuto Brasil

05:42 - 18/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Culinária

Muitas pessoas desejam substituir a proteína animal, mas nem sempre sabem como fazer da forma correta e que não afete o sabor ou a textura do alimento. É o caso dos bolos, que podem perfeitamente serem feitos sem ovos, mas que precisam ser substituídos por ingredientes vegetais que exerçam seu papel.

Segundo o site Pure Wow, existem quatro substitutos desta proteína animal que podem ser usados em receitas de bolos, pães, tortas ou bolachas.

Comecemos, então, pelos 'ovos' de linhaça, o substituto mais usado na preparação de refeições veganas por ser isento de sabor e rico em fibra. Basta juntar uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas (como as que vendem no supermercado) com três colheres de sopa de água, mexendo até ficar homogêneo. Esta porção equivale a um ovo médio e deve repousar durante cinco minutos até ser adicionada na receita.

Para quem pretende dar a consistência de um ovo e ao mesmo tempo adicionar alguma doçura à massa, nada como apostar no 'ovo' de banana esmagada. Para o efeito de um ovo médio deve-se usar um quarto de xícara de banana esmagada.

Um outro substituto é o 'ovo' de purê de maçã, uma opção indicada para receitas doces, pois o sabor tende a ser mais intenso do que o da banana. Para fazer a mesma medida de um ovo médio, o recomendado é usar também um quarto de xicara de purê de maçã, preferencialmente caseiro e sem adição de qualquer tipo de açúcar ou gordura.

Quando o objetivo é usar apenas a clara do ovo, então o mais recomendado é recorrer à aquafaba. Trata-se de uma versão da clara do ovo feita à base no líquido do cozimento das leguminosas, tanto de lata quanto os feitos em casa.

O mais comum é bater 'em neve' o líquido do grão-de-bico, mas é possível usar também o líquido de qualquer tipo de feijão.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório