Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Engordar 5 kg já é suficiente para comprometer a saúde, diz estudo

Os jovens adultos estão engordando mais e isso está aumentando o seu risco de desenvolver doenças crônicas e ter uma morte prematura

Notícias ao Minuto Brasil

13:58 - 24/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Obesidade

A maior parte dos adultos ganha peso de forma gradual e à medida que vai envelhecendo, mas um novo estudo revela que engordar 5 kg além do peso ideal pode significar um risco mais elevado de desenvolver doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer.

De acordo com o estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard e publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA), os jovens adultos estão engordando mais e isso está aumentando o seu risco de desenvolver doenças crônicas e ter uma morte prematura.

Segundo as conclusões do estudo, como reporta o site Health 24, engordar cinco quilos já está associado a um risco 30% maior de desenvolver diabetes tipo 2; 14% maior de desenvolver hipertensão e 8% maior de desenvolver doenças cardíaca ou AVC.

Cada cinco quilos acima do peso ideal também está associado a 6% mais risco de desenvolver um câncer relacionado à obesidade, 5% mais risco de morte prematura e 17% menos probabilidade de ter um envelhecimento saudável.

Para este estudo os cientistas analisaram 92.837 mulheres e 25.303 homens em duas fases, uma no início da vida adulta (aos 18 anos nas mulheres e as 21 nos homens) e outra durante a meia idade, aos 55 anos. Em média, como noticia a revista Veja, as mulheres ganharam 12,6 kg em 37 anos e os homens 9,7 kg em 34 anos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório