Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 erros que todo mundo comete ao cozinhar arroz

Apesar de ser um dos alimentos mais comuns na nossa dieta, é bem comum cometer erros no preparo

7 erros que todo mundo comete ao cozinhar arroz
Notícias ao Minuto Brasil

13:05 - 30/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Culinária

O arroz é a base da alimentação de muitas culturas, é simples e aparentemente fácil de preparar, mas há erros comuns que podemos estar constantemente cometendo

Um deles, como revela o site El Confidencial, é tratar todos os tipos de arroz da mesma forma. Cada tipo de arroz dá origem a um prato ideal e tem modos e tempos de cocção diferentes. Antes de pôr o arroz na panela, leia os rótulos e faça alguma pesquisa.

A panela também deve ser ‘bem escolhida’, nada de achar que qualquer panela serve para fazer arroz. O ideal é escolher uma boa panela que seja capaz de reter o calor e distribui-lo de forma uniforme. Se quer um arroz seco deve optar por uma panela mais alta, já se quer um arroz úmido, como um risotto, deve optar por uma panela de altura baixa.

Não lavar o arroz também é um erro muito comum. Mesmo que coma arroz de qualidade e orgânico, deve sempre lavar o arroz. Coloque-o numa vasilha grande, encha-a de água, esfregue com as mãos ou com uma colher e depois escorra. Além de eliminar o excesso de amido e possíveis resíduos, também vai retirar o arsênio que possa conter.

Não controlar a temperatura. Recomenda-se que coloque o arroz no fogo mais alto até que a água ferva e que depois se baixe o fogo para o mínimo. Se usa fogão elétrico, recomenda-se que troque a panela de boca, para uma à temperatura mais baixa, porque o que está mais quente vai se manter assim por mais tempo do que devia – o que não acontece com os fogões a gás.

Não deixar o arroz repousar. Tal como acontece com a massa, deve desligar o fogão um pouco antes de o arroz estar completamente cozido e deixá-lo repousar para finalizar com o próprio calor. Deixe-o repousar por pelo menos cinco minutos.

Não deixar o arroz em ‘paz’. Quando cozinha arroz não deve levantar a tampa da panela, pois interrompe o processo de cozimento e só faz com que demore mais a ficar pronto. Também não deve mexer o arroz, exceto se estiver preparando um risotto. Só deve mexê-l se adicionar ingredientes ou condimentos.

Não temperar o arroz. O arroz é um dos alimentos mais versáteis, por isso o mínimo que se pode fazer é colocar sal na água para que ele não fique insosso. E claro, também pode adicionar especiarias para ter mais sabor.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório