Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda por que os dentes entortam

Especialista da Orthodontic explica por que algumas pessoas já nascem com a dentição torta, enquanto outras desenvolvem o problema durante a vida

Entenda por que os dentes entortam
Notícias ao Minuto Brasil

07:08 - 28/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde bucal

Dentes desalinhados, além de prejudicarem a estética do sorriso, podem impactar negativamente na saúde, causando problemas como enxaquecas, dores na coluna e até mesmo de mastigação, afetando a digestão e a absorção correta dos nutrientes. Mas, você sabe por que algumas pessoas já nascem com os dentes tortos e outras sofrem com o desalinhamento durante a vida? O dentista Edmilson Pelarigo, um dos fundadores da Orthodontic, primeira rede de clínicas odontológicas especializada em ortodontia do Brasil, esclarece o tema!

• Hereditariedade

Diversos fatores podem contribuir para que os dentes se desalinhem. Um deles é o problema de crescimento ósseo da maxila e da mandíbula, em que os dentes, com tamanho normal, não se encaixam perfeitamente na arcada dentária. “Isso pode acontecer desde o nascimento, devido a uma questão hereditária. Nesse caso, os dentes não possuem espaço suficiente para se posicionarem perfeitamente na cavidade bucal causando o seu desalinhamento”, explica o especialista.

• Hábitos na infância

Aparentemente inofensivos, hábitos como chupar o dedo ou chupeta, também podem impactar na formação dos ossos da face. “Esses costumes podem resultar em um dano extremamente significativo, deixando o palato – conhecido como ‘céu da boca’ -, mais profundo do que o normal, estreitando a arcada e favorecendo o desalinhamento dos dentes permanentes”, completa o dentista. Fatores externos, como roer as unhas e morder objetos, também podem ser vilões para a oclusão correta: “É importante ressaltar que qualquer pressão contínua e em longo prazo sobre os dentes pode deixá-los tortos. Assim, esses hábitos devem ser colocados de lado”.

• Perda óssea

Já na vida adulta, muitas pessoas que costumavam ter um sorriso perfeito notam a mudança do posicionamento dos dentes ao passar dos anos. Uma das explicações pode ser a perda óssea, ocasionada pela doença periodontal, uma condição inflamatória que afeta o tecido gengival. O Dr. Pelarigo explica que por conta da condição, os dentes se tornam mais vulneráveis e expostos, facilitando o desalinhamento.

“Para evitá-la, deve ser feita a higienização correta dos dentes e gengiva, utilizando uma escova macia e fio dental, controlando, assim, a placa bacteriana. Além disso, é recomendado que o paciente consulte um profissional da área a cada seis meses, pois, assim, pode ser feita a prevenção, o rápido diagnóstico e o controle correto caso haja algum problema”.

• Respiração pela boca

Você sabia que, com o tempo, a respiração pela boca também pode entortar a dentição? “O problema deve ser acompanhado por um otorrinolaringologista, que irá diagnosticar a condição e tratá-la. Ao mesmo tempo, é recomendado o uso do aparelho ortodôntico, para posicionar os dentes da maneira correta”, pontua o dentista.

• E o siso?

O nascimento dos sisos também pode contribuir para entortar um sorriso, até então, considerado perfeito. O problema ocorre quando esses dentes não possuem o espaço suficiente para emergirem, causando uma pressão sobre o restante da dentição, deslocando-a. Nesse caso, a orientação do especialista é a extração dos sisos.

• Questão de saúde

Dentes alinhados e com a oclusão correta - ou seja, quando existe o equilíbrio entre a arcada superior e inferior -, vão além da estética, representando também uma questão de saúde. Segundo o especialista, a posição incorreta da dentição pode causar diversos problemas para o paciente, como dores de cabeça, no maxilar e na coluna. “Muitas vezes, esses problemas são confundidos com doenças sistêmicas. Assim, o tratamento ortodôntico é indicado para devolver ao paciente um sorriso saudável, além de melhorar a sua qualidade de vida”.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório