Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Muito ansioso? Evite alguns comportamentos

Nem sempre é possível controlar a ansiedade, mas tem coisas que podem ajudar

Muito ansioso? Evite alguns comportamentos
Notícias ao Minuto Brasil

05:48 - 01/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

A ansiedade é uma condição mental cada vez mais comum e que afeta crianças e adultos, estando muitas vezes associada ao estilo de vida e ao estresse diário.

Embora se espelhe de forma distinta de pessoa para pessoa, a ansiedade é uma patologia com um vasto leque de sintomas, que são muitas vezes desvalorizados ou até mesmo ignorados. Um deles é o medo.

+ Série '13 Reasons Why' aumentou buscas relacionadas ao suicídio

"Sempre que algo está acontecendo com uma pessoa, seja a nível físico, mental ou entre ambos, existe uma grande possibilidade dos pensamentos, decisões e ações serem influenciados pela ansiedade".

Quem o diz é a psicoterapeuta Judi Cinéas, que, em declarações ao site Bustle, explica como esta condição mental - muitas vezes desvalorizada e até mesmo confundida com impaciência - pode ser impactante e interferir diretamente com o bem-estar de uma pessoa, especialmente quando os comportamentos adotados nada mais fazem do que agravar este estado.

Perceber se se sofre ou não de ansiedade nem sempre é fácil. Escutar o corpo e procurar respostas junto de especialistas é o caminho a seguir, assim como encarar o problema de frente e perceber como pequenos gestos diários podem fazer toda a diferença - para o bem e para o mal.

Como explica a publicação, depois de falar com vários especialistas norte-americanos sobre esta doença mental, existem comportamentos que, em princípio, parecem inofensivos, mas que nada mais fazem do que aumentar os níveis de ansiedade, tornando esta condição o centro da vida de uma pessoa. Um desses comportamentos é o isolamento social, que não só deixa a pessoa mais ansiosa, como cria o ambiente ideal para o estresse e a tristeza se juntarem à 'festa'.

Ingerir alimentos energéticos e que possam acelerar o batimento cardíaco (como o café) deve também ser evitado. Além disso, refugiar-se nas redes sociais, plataformas que têm-se assumido como verdadeiros inimigos da saúde e bem-estar, pois as pessoas tendem a sentir-se mais tristes e até mesmo mais invejosas ao verem as publicações 'perfeitas' das outras pessoas, sendo incapazes de perceber que aquela imagem é apenas um pequeno momento do dia ou até pode mesmo ter sido editada.

Tentar frear os pensamentos - especialmente os negativos - quando se está ansioso apenas vai fazer com que os níveis de ansiedade aumentem ainda mais e a eles se junte uma pitada de frustração, que em nada é bem-vinda.

Fazer das bebidas alcoólicas e de outros hábitos menos saudáveis ou corretos (como gastar dinheiro de forma impulsiva) uma forma de fugir à ansiedade são também de evitar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório