Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 alimentos que ajudam a recuperar de um treino intenso

O sucesso da recuperação muscular pós-treino depende muito da alimentação; conheça as melhores opções

4 alimentos que ajudam a recuperar de um treino intenso
Notícias ao Minuto Brasil

14:22 - 08/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Um aula de pilates de uma hora, um treino de alta intensidade de 30 minutos, uma nova rotina de yoga, dez quilômetros de corrida, 90 minutos de RPM, uma ida ao CrossFit para o grande treino semanal.

O tipo de treino pouco ou nada importa, pois seja ele mais ou menos intenso e focado num ou vários grupos musculares, vai implicar sempre em algum tipo de cuidado na recuperação muscular.

Apesar de ser quase impossível escapar à sensação de dor ou agitação nos músculos nas horas que sucedem o treino (e especialmente no segundo dia), é possível ter uma recuperação mais rápida e mais saudável apostando nos alimentos certos.

O suco de cereja (não adoçado), por exemplo, é um verdadeiro elixir pós-treino. Esta bebida é rica em antioxidantes e tem ainda um alto poder anti-inflamatório, dois fatores que reduzem a sensação de dor e aceleram a recuperação muscular, preparando o corpo para o próximo treino.

Segundo o site Mind Body Green, combinar ovos com arroz integral é também uma alternativa bastante válida pois esta simples refeição fornece os aminoácidos que os músculos precisam depois de todo o esforço feito durante a atividade física e aumenta a síntese de proteínas musculares.

O leite dourado é outra opção, podendo-se optar por acrescentar um pouco mais de proteína, recorrendo a bebidas vegetais como o leite de aveia, por exemplo. 

Os carboidratos também têm espaço no menu de recuperação muscular, por isso as atenções devem ficar centradas nas versões complexas, ou seja, naquelas que liberam energia de forma gradual e prolongada. Neste caso a batata-doce é uma boa aliada (até porque fornece vitamina C e fibra, dois nutrientes fundamentais).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório