Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dia da Informática: mulheres ainda são minoria em áreas de tecnologia

Comemorada nesta terça-feira, 15 de agosto, o Dia da Informática traz para o debate a falta de mão de obra feminina na área

Dia da Informática: mulheres ainda
são minoria em áreas de tecnologia
Notícias ao Minuto Brasil

06:47 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mercado

Celebrado em 15 de agosto por profissionais de tecnologia em todo o mundo, o Dia da Informática marca a data em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram, em 1946, o ENIAC: o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo. Criado a pedido do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, o equipamento tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo.

Se por um lado muita coisa mudou - de lá para cá - com o surgimento das novas tecnologias, por outro, este mercado pouco avançou com as diferenças de gênero. Apesar de as mulheres já representarem mais de 49% dos postos de trabalho no mundo, a área de TI ainda apresenta-se pouca aberta ao público feminino.

+ Saiba qual é o tipo da sua enxaqueca para tratá-la adequadamente

Entre as companhias do S&P 100, o ranking com as maiores empresas do mundo compilado pela agência de risco Standard & Poor’s, 20% delas têm, pelo menos, uma diretora. No Brasil, o quadro não é diferente. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, dos mais de 580 mil profissionais de TI que atuam no país, apenas 20% são mulheres.

A empresa britânica de software de gestão Sage, que tem como vice-presidente de Bots e Inteligência Artificial, Kriti Sharma, uma das 30 especialistas em tecnologia abaixo dos 30 anos escolhidas pela Forbes, vem investindo em uma série de iniciativas para reverter o atual cenário. “As empresas precisam redefinir o conceito de liderança, entender que a diversidade é necessária e benéfica para os seus negócios e, ainda, valorizar as competências das profissionais que têm o potencial para cargos estratégicos”, explica José Carlos Nascimento, diretor de RH da Sage Brasil. Na sua opinião, é inadmissível nos dias de hoje as mulheres ainda enfrentarem eventuais desvantagens em relação aos homens por questões de gênero, como a desigualdade salarial.

O Programa de mentoria chamado Women@Sage é uma das frentes escolhidas pela empresa para apoiar e desenvolver as competências de suas colaboradoras. Desde a sua criação em fevereiro de 2016, quase 80 mulheres já receberam algum tipo de aconselhamento, ideias e insights que ajudaram no enriquecimento das suas experiências profissionais na companhia. Indicados pelos Business Partners da empresa de acordo com suas aptidões e conhecimentos, os 29 mentores – compostos por homens e mulheres vindos de toda a organização, incluindo o comitê executivo - atuam como um consultor confidencial e confiável, fornecendo orientação, treinamento e ferramentas que contribuem para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus mentorados. “O programa é um importante passo para o nosso compromisso com a diversidade e a inclusão na empresa”, esclarece Nascimento.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório