Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 alimentos comuns que são mais 'super' do que os superalimentos

As últimas tendências da alimentação são muito caras para seu bolso? Conheça as alternativas

6 alimentos comuns que são mais
'super' do que os superalimentos
Notícias ao Minuto Brasil

14:19 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Os ‘superalimentos’ estão muito na moda e isso faz com que tendencialmente sejam mais caros. Mas não precisa gastar muito para seguir as últimas tendências e conseguir ter uma alimentação saudável.

A revista Prevention revela os seis alimentos do dia a dia que têm um potencial igual ou superior ao dos superalimentos:

Queijo cottage é melhor do que o iogurte australiano. Hoje em dia surgem iogurtes de várias partes do mundo que parecem cair logo nas graças dos defensores da alimentação saudável, mas cuidado, nem todos são assim tão bons. O iogurte australiano, por exemplo, é muito mais um iogurte de sobremesa do que para ser consumido no café da manhã ou lanche, pois é bastante calórico e tem muito açúcar, em comparação com outros iogurtes. Já o bom velho queijo cottage transborda proteína e tem poucas caloria sem açúcar, por isso é uma melhor opção.

Óleo de soja é melhor do que o óleo de coco. Estudos recentes apontam que o óleo de coco pode aumentar os níveis de LDL, conhecido como ‘mau’ colesterol. Mas também se sabe que esta gordura aumenta os níveis de HDL, o ‘bom’ colesterol. Até que se saiba mais sobre o assunto, a revista Prevention aconselha o óleo de soja não transgênico, que é nutritivo, uma boa fonte de gordura não saturada e uma opção mais barata do que o óleo de coco.

Abóbora é melhor do que jaca. A jaca é uma fruta tropical que vem sendo muito usada como alternativa à carne. No entanto, esse conceito também faz com que a abóbora seja uma ótima alternativa vegan, pois ainda oferece níveis mais altos de certas vitaminas e por menos calorias do que a jaca.

Manteiga de amendoim é melhor do que manteiga de coco. Hoje em dia há manteigas feitas com os mais variados ingredientes – noz, pistache, macadâmia e até coco – mas o ideal, para a saúde e a carteira é manter-se fiel à boa velha manteiga de amendoim. Mas esteja atento, escolha uma manteiga de amendoim que na lista de ingredientes só tenha amendoins e fuja das que têm açúcar, sal e óleos hidrogenados adicionados.

Suco de uva é melhor do que água de aloe vera. Esta planta é conhecida por hidratar e ajudar a tratar as queimaduras solares, por isso houve já quem criasse uma água de aloe vera. O problema é que como a aloe vera tem um sabor natural amargo, estas águas geralmente têm muito açúcar adicionado para disfarçar o sabor. Uma garrafa pode conter 30 gr de açúcar, o que é o dobro do açúcar contido num brownie, por exemplo. Portanto, se quer uma bebida doce, mas saudável, aposte num suco de uva, mas escolha as versões sem açúcar.

Compota de maçã é melhor do que néctar de agave. Os adoçantes alternativos ao açúcar ou mesmo aos adoçantes artificias são mostrados como ‘superalimentos’, mas nem sempre são tão saudáveis como aparentam. O néctar de agave, cujo nome parece super natural e saudável, contém mais calorias por colher de sopa do que a mesma medida de açúcar refinado e tem altas doses de frutose, o que segundo alguns estudos pode aumentar o risco de obesidade. Adoce seu iogurte, sorvete ou smoothie com uma compota natural de maçã, que além do sabor doce contém fibra e vitaminas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório