Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o melhor momento para procurar um médico geriatra

O envelhecimento pode ser muito mais tranquilo quando há o acompanhamento do especialista correto

Saiba o melhor momento para procurar um médico geriatra
Notícias ao Minuto Brasil

07:34 - 16/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Envelhecimento

A média de expectativa de vida dos brasileiros subiu de 62,5 anos em 1980 para 73 em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para que seja possível atingir essa desejada longevidade com qualidade de vida, a busca por um profissional geriatra deve ser a mais precoce possível. Dúvidas como: “que tipo de médico devo procurar para tratar este sintoma?”, “não aguento mais ir a tantos médicos, será que não há um médico que resolva a maior parte dos meus problemas?”, podem ser solucionadas por esse especialista que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não precisa ser procurado a partir de uma idade exata.

+ 4 problemas de saúde que podem estar relacionados à ansiedade

Segunda Aline Thomaz, geriatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, embora haja aumento da expectativa de vida, homens e mulheres vivem boa parte desses anos com incapacidades importantes e ainda há o preconceito em relação ao processo natural do envelhecimento, que faz com que uma parte das pessoas considere que só devem ir a um especialista quando se sentem mais velhas. “O geriatra está habilitado a tratar de situações complexas do processo de envelhecimento. Isso significa que ele irá avaliar aspectos físicos, mentais e psicossociais, com o objetivo de detectar as incapacidades, fazer o planejamento terapêutico e a reabilitação, focalizando não só no diagnóstico e tratamento de doenças específicas, mas principalmente na manutenção e recuperação da capacidade funcional.”

Com conhecimento em todas as áreas do corpo humano – desde o cérebro até as unhas do pé - o geriatra trata de doenças clínicas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, Alzheimer, acidente vascular encefálico, incontinência urinária, tonturas, quedas e tudo que possa interferir na qualidade de vida da pessoa idosa, atuando também no campo dos cuidados paliativos, com foco no bem-estar dos portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Aline explica que é comum que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre o momento exato de procurar o geriatra, mas que é necessário dar atenção a pequenos sinais do corpo que podem aparecer antes dos 60 anos. “Postergar a ida ao especialista pode ser, sim, um problema, especialmente quando muitas coisas são consideradas “naturais do processo de envelhecimento” e, na verdade, não são. Como, por exemplo: lapsos de memória frequentes, perda de urina de forma involuntária, quedas, idas frequentes ao pronto-socorro, isolamento em casa, entre outras”.

Por outro lado, muitas pessoas não apresentam os sintomas comuns do envelhecimento, mas chegam à vida idosa com muitas doenças que podem incapacitar e dificultar a qualidade de vida. “Quando o idoso apresenta três ou mais doenças crônicas instaladas, recomenda-se centrar o seu cuidado com um geriatra. É recomendável também que seja realizada uma Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), onde o paciente será avaliado globalmente, seus órgãos e sistemas serão vistos de forma integrada, juntamente com a sua capacidade funcional e aspectos sociais, psicológicos e culturais.”

Nas unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os pacientes são atendidos dentro das melhores práticas, fazendo com que ele tenha o acompanhamento do geriatra desde a sua entrada até o recebimento da alta, realizando a Avaliação Geriátrica Ampla. Dessa forma, o médico fica responsável pelos encaminhamentos e análises necessárias para o paciente, possibilitando a visão global de cada caso e diminuindo o período de tratamento dentro do Hospital. Em casos de internação, uma equipe multidisciplinar empenhada em sua recuperação e restabelecimento da sua saúde fica à disposição do paciente.

O atendimento Geriátrico nas três Unidades da Rede é prestado 24h por dia, oferecendo tratamentos para doenças crônicas, com alta complexidade, além da prevenção, promovendo a qualidade de vida, sempre ativos e saudáveis.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório