Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 informações essenciais sobre o azeite

A seguir, confira cinco informações cruciais sobre este óleo tão adorado

5 informações essenciais sobre o azeite
Notícias ao Minuto Brasil

06:26 - 17/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Óleo

Azeite é uma gordura extremamente saudável e isso já é fato consumado. Mas se você acha que o azeite é apenas uma questão de preço, engana-se! Nem sempre o mais caro é o melhor para você - nem o mais barato.

+ 7 alimentos incomuns que podem ajudar a emagrecer

A seguir, confira cinco informações cruciais sobre o azeite, segundo o site UOL, que você deve levar em conta na hora de comprar e usar este óleo:

1. Qual a diferença entre virgem, extravirgem e refinado?

Basicamente, sabor e pureza. Como o azeite é o "suco da azeitona espremida", de acordo com o chef Arnaldo Comin, da Rua do Alecrim, as versões extravirgens possuem menor acidez (até 0,8%). O azeite virgem, por sua vez, tem teor de acidez maior (até 2%) e já passaram por processo de refinamento. Já a versão refinada é fruto de mistura entre azeite virgem e refinado e passou por processo de filtragem. São bons para consumo diário.

2. O que determina o sabor?

Período de colheira, característica da azeitona e extração são os fatores preponderantes para o sabor do azeite. "Toda azeitona nasce verde e morre preta", diz Arnaldo.

3. Pode fritar?

Sim. O azeite pode ser aquecido a temperaturas mais altas sem deixar cheiro ou gosto, por conta de seu ponto de fumaça alto. Para fritar, o indicado é o refinado, pelo preço mais em conta.

4. Azeite estraga?

Cheiro rançoso, "como o de óleo de máquina velho", é um sinal de que o óleo deve ser descartado, explica Arnaldo. Aroma avinagrado ou doce também são maus sinais.

5. Como conservar?

Azeites devem ser conservados ao abrigo do calor e da luz, por esta razão são vendidos em vidros verdes, que protegem mais. Azeites duram entre um e dois meses após abertos - e guarde longe do fogão.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório