Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como dizer a uma pessoa que ela tem mau hálito

Como não deixar a outra pessoa constrangida nem perder a amizade?

Como dizer a uma pessoa que ela tem mau hálito
Notícias ao Minuto Brasil

04:39 - 22/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle HALITOSE

A halitose é um problema que pode ter causas físicas ou por maus hábitos de higiene. Você trabalha ou tem uma pessoa muito próxima que está com mau hálito, mas não sabe como dar esssa "dica"? Claro que é uma questão muito delicada de se tratar, mas existem maneiras de não deixar a outra pessoa constrangida nem arriscar a amizade ao relatar o problema.

A cirurgiã dentista, especialista em Periodontia e secretária executiva Associação Brasileira de Halitose (ABHA), Ana Elisa da Silva, dá algumas dicas de como tocar no assunto de maneira discreta e delicada. Ela diz que, quem tem mau hálito, muitas vezes não sabe que tem o problema, pois as células responsáveis pelo olfato se adaptam aos odores.

Para começar, a especialista recomenda procurar um lugar calmo e longe de outras pessoas. Comece dizendo que se preocupa com a saúde da pessoa "usando expressões como “alteração no seu hálito”, “hálito forte”, “alguma mudança na sua saúde que alterou seu hálito”, “tenho notado algumas vezes um odor desagradável do ar vindo da sua boca ou narinas”, podem ajudar a suavizar o processo de alerta. Nunca use expressões pejorativas como 'bafo'", diz a especialista, em entrevista ao Terra.

Caso a conversa esteja fora de cogitação, existe uma outra alternativa: o SOS MAU HÁLITO, desenvolvido pela Associação Brasileira de Odontologia (ABHA). "Esse serviço está disponível no site da ABHA e você fornece o nome e o e-mail da pessoa que você quer alertar e a ABHA envia uma mensagem com orientações a essa pessoa e você fica anônimo.”

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório