Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 hábitos comuns que prejudicam a eficácia dos remédios

A maneira como o medicamento é tomado influencia diretamente na eficácia tanto do remédio quanto do tratamento

4 hábitos comuns que prejudicam
a eficácia dos remédios
Notícias ao Minuto Brasil

15:43 - 23/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Antibióticos devem ser tomados na hora exata, por risco da sua eficácia ser diminuída e o tratamento ser todo colocado por água abaixo, e pior - as bactérias podem se tornar mais resistentes. A maneira como o medicamento é tomado influencia diretamente na eficácia tanto do remédio quanto do tratamento. Por esta razão, a recomendação da ingestão dos remédios deve ser seguida à risca. Confira quatro dicas do UOL para tomar o medicamento corretamente:

+ 10 boas razões para adotar a dieta mediterrânea

1. Não esmague os comprimidos antes de tomar. Segundo o site, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) afirma que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer a eficácia, pois o medicamento possui uma espécie de 'capa protetora' que protege o princípio ativo do ambiente ácido do estômago. Caso o remédio seja absorvido no estômago, e não no intestino, o remédio perde seu efeito, ou o contrário - o medicamento pode causar intoxicação.

2. Não beba remédio com sucos, leite ou chá. O remédio deve ser ingerido com água, apenas, pois os componentes de sucos, como as vitaminas, o cálcio, o ferro e os minerais, podem interferir na eficácia do remédio. A combinação de antibióticos e leite, principalmente do grupo tetraciclina (que tratam acne, pneumonia, otites, sinusites etc), é a que mais deve ser evitada, segundo o site.

3. Não misture. Durante um tratamento, tomar vários remédios, principalmente ao mesmo tempo, pode causar problemas. Isso porque, em alguns casos, um remédio compromete a eficácia do outro. A mistura também pode intoxicar seu corpo, por isso, nunca faça misturas, inclusive de medicamentos para a pele.

4. Não tome remédios vencidos. Na maior parte dos casos, o remédio simplesmente não vai fazer efeito. Mas em casos mais graves, o remédio pode causar intoxicações. A data de vencimento não está ali à toa: ela é calculada após inúmeros testes de eficácia.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório