Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casca do caroço do abacate tem benefícios para saúde; conheça

O abacate tem ganho popularidade por ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Casca do caroço do abacate tem benefícios para saúde; conheça
Notícias ao Minuto Brasil

14:09 - 24/08/17 por Lusa

Lifestyle COMPOSTO QUÍMICO

A casca do caroço do abacate tem vários compostos químicos com possíveis usos medicinais e industriais, defende um estudo de pesquisadores da Universidade do Texas, Estados Unidos. O trabalho apresentado no 254.º Encontro e Exposição Nacionais da Sociedade Americana de Química, a equipe liderada por Debasish Bandyopadhyay explica que, além das aplicações industriais, a composição química desta casca pode ajudar a "tratar câncer e doenças cardiovasculares".

O abacate tem ganho popularidade por ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e pela sua ação antioxidante, mas, até agora, não se conheciam benefícios associados à casca do caroço que, por isso, não é aproveitada.

+ 8 informações sobre o whey protein que você precisa saber

Num comunicado da Sociedade Americana de Química, Bandyopadhyay explica que, para chegarem a estas conclusões, os cientistas reduziram a pó 300 cascas de caroço, do qual extraíram óleo e cera para análise.

No óleo da casca foram encontrados elementos como docosanol, um álcool utilizado em medicamentos antivirais, heptacosano, um possível inibidor do crescimento de células tumorais, e ácido dodecanóico, que aumenta o chamado "colesterol bom", reduzindo o risco de aterosclerose.

Na cera foram encontrados químicos frequentemente utilizados em produtos industriais, como hidroxitolueno butilado, utilizado como aditivo alimentar, e Bis(2-etilhexil) ftalato, utilizado em cosméticos.

Depois desta pesquisa, o objetivo da equipe é modificar vários dos compostos naturais encontrados na casca dos caroços, para a criação de medicamentos com menos efeitos secundários.

Anualmente são produzidas aproximadamente cinco milhões de toneladas de abacates em todo mundo, mas, geralmente, as pessoas só aproveitam a polpa. Alguns fabricantes extraem o óleo de abacate dos caroços, mas a casca que o envolve não é aproveitada. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório