Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Açúcar é "tão viciante quanto cocaína", alerta estudo

Especialistas mostram-se preocupados com o consumo excessivo de açúcar, revelam como é viciante e alertam para sintomas de abstinência

Açúcar é "tão viciante quanto cocaína", alerta estudo
Notícias ao Minuto Brasil

15:02 - 25/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Vício

Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicines sugere que o açúcar pode ser tão viciante quanto a cocaína, o que significa que pode provocar ânsias, vontade de comer sem parar e sintomas semelhantes aos que surgem a um toxicodependente em abstinência - como depressão e distúrbios comportamentais. 

Os especialistas estão preocupados com o consumo excessivo de açúcar, especialmente nas crianças, uma vez que o consumo médio é cerca de três vezes superior ao recomendado – a dose diária recomendada é de 90 gramas para um adulto com uma dieta diária de duas mil calorias. Este consumo excessivo pode levar a obesidade, cáries, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

+ Conheça os sucos naturais que ajudam a prevenir doenças no inverno

Para o seu estudo os investigadores do Saint Luke's Mid-America Heart Institute analisaram pesquisas anteriores sobre o açúcar e a dependência e concluíram que o açúcar refinado e as drogas opiáceas despertavam uma resposta semelhante do sistema de recompensa do cérebro, ambos levando o cérebro a liberar dopamina e outras substâncias de indução de prazer. Quando o corpo se habitua a esta resposta, necessita de doses cada vez maiores, levando à dependência.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório