Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 dicas para melhorar o desempenho do cérebro

O potencial criativo e produtivo do cérebro pode ser explorado com algumas práticas simples e corriqueiras

10 dicas para melhorar o desempenho do cérebro
Notícias ao Minuto Brasil

06:53 - 03/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

O cérebro é uma verdadeira máquina, muito mais potente do que qualquer computador já construído pelo homem. Mas como toda máquina, é preciso treiná-la para desenvolver seu potencial na totalidade, o que por consequência vai trazer muito mais saúde e vitalidade.

O potencial criativo e produtivo do cérebro pode ser explorado com algumas práticas simples e corriqueiras, de acordo com o médico Juliano Pimentel. Confira:

+ 3 benefícios do manjericão para a saúde

1. Yoga. O yoga combina respiração, postura e meditação que, combinados, ajudam a espessar as camadas do córtex cerebral. Estudos indicam que o yoga muda a química do cérebro e ajudam o órgão a não perder matéria cinzenta. A prática do yoga está ainda associada com um melhor desenvolvimento da percepção, controle motor, autoconsciência, experiência interpessoal, inibição, controle de impulso, processamento de memória, emoções e tomada de decisões.

2. Malabarismo. O malabarismo melhora a coordenação motora. O treino da coordenação aumenta a matéria cinzenta do cérebro e melhora as conexões celulares. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford aponta que todas as pessoas que praticaram malabarismo tiveram melhora da massa branca no lóbulo parietal, que consequentemente aumenta a consciência espacial, propriocepção e senso de toque.

3. Meditação. A meditação é uma prática conhecida por melhorar o desempenho cerebral. A meditação guiada leva a alterações de áreas como memória, compaixão e estresse.

4. Tocar instrumento. Tocar instrumento aumenta o tamanho cerebral e tem impacto ainda maior em crianças que aprendem antes dos 7 anos de idade, pois são criadas melhores conexões através de uma parte do cérebro que liga os hemisférios direito e esquerdo. Estudos apontam que músicos possuem mellhor informação sensorial de audição, toque e visão.

5. Alimentação. Investir em alimentos como salmão (pelo ômega-3), frutas e legumes de cor vermelha ou roxo escuro, como mirtilos e morangos (por causa dos antioxidantes), tomate (pelo licopeno), alimentos ricos em vitamina B e C são excelentes aliados da saúde cerebral.

6. Sexo. Ter uma vida sexual ativa auxillia na formação de novos neurônios e melhora a função cognitiva.

7. Exercícios cardiovasculares. A aeróbica melhora significativamente a área cinzenta e branca do cérebro.

8. Jejum intermitente. Esta prática melhora a saúde do corpo como um todo, incluindo o cérebro. Estudos indicam que ele promove a produção de fator de crescimento neurotrópico cerebral, uma proteína que promove o crescimento e a proteção dos neurônios.

9. Evite o uso de drogas e cigarro. Drogas psicotrópicas e cigarro danificam permanentemente o cérebro, por isso é importante não aderir a estas práticas para manter a saúde do órgão. 10. Leitura, palavras cruzadas e jogos de raciocínio lógico. Estas práticas estimulam a área criativa e lógica do cérebro.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório