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Todos os erros que se deve evitar em uma dieta de eliminação

Excluir um alimento ou grupo alimentar do regime diário tem os seus riscos

Todos os erros que se deve evitar em uma dieta de eliminação
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 04/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Conselhos

Uma alimentação saudável deve ser variada, colorida e equilibrada. Contudo, em alguns casos, uma alimentação saudável é também uma selecionada, isto é, que exclui determinados alimentos que são ou podem ser nocivos para a saúde.

Algumas pessoas aderem à dieta da eliminação por imposição clínica - como é o caso dos doentes celícacos, daqueles que têm a síndrome do intestino irritável ou que fazem alergia a determinados alimentos, por exemplo -, já outras optam por fazer mudanças (e exclusões) porque pura e simplesmente acreditam que assim se perde mais peso. 

A exclusão de alimentos ou grupos alimentares da dieta diária tem alguns riscos associados, especialmente quando tal é feito sem o mínimo conhecimento ou aconselhamento.

Da perda de macronutrientes (carboidratos, gordura e proteína) à carência vitamínica, passando pela escolha menos correta de alternativas, são muitas as consequências relacionadas com uma dieta de alimentação ruim, mas, para que isso não aconteça, deve se que saber o que fazer... ou melhor, o que jamais fazer.

Segundo o site Mind Body Green, são estes os erros a evitar:

1 - Não planejar todos os prós e contras, isto é, não analisar os benefícios e as soluções para os possíveis malefícios. Ao excluir um determinado alimento, é importante ter sempre um outro com características idênticas, não só para assegurar os nutrientes necessários, mas também para que uma possível reintrodução seja mais facilitada.

2 - Incluir muitos alimentos processados... ou que se rotulam como 'livres de...' (açúcar, glúten, leite, etc). Estas opções são prejudiciais à saúde por estarem repletas de corantes, conservantes e químicos alimentares.

3 - Não equilibrar a balança com alimentos saudáveis. Ao seguir uma dieta de exclusão, deve-se apostar nas opções de origem vegetal para obter o máximo de nutrientes possíveis. O consumo de proteína magra é também importante.

4 - Abusar dos alimentos saudáveis. Como em tudo na vida, é preciso ter peso e medida e a alimentação não é exceção, pois de nada vale excluir alimentos 'ruins' quando se abusa dos bons, como o abacate ou as frutas secas. 

5 - Cortar calorias... até mesmo as boas (como são aquelas que têm origem nas gorduras saudáveis).

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