Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a decifrar os sinais da apneia do sono

O hábito de ressonar nem sempre é tão inocente como pensamos

Aprenda a decifrar os sinais da apneia do sono
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 06/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A síndrome da apneia do sono é caraterizada pela roncopatia (hábito de ressonar) e tem na origem uma possível alteração na faringe. De acordo com a DGS, este problema resulta em episódios recorrentes de cessação total (apneias) ou parcial (hipopneias) do fluxo aéreo oronasal, secundários a um colapso da via aérea superior durante o sono.

Ressonar é, quase sempre, o sinal mais claro deste problema. Mas existem outros sintomas mais ou menos desconhecidos que podem ajudar a diagnosticar precocemente uma patologia que interfere com a qualidade de vida do paciente, mas também do/a parceiro/a.

Diz o site Bustle que ter vontade urgente em urinar no meio da noite pode ser também um indício da apneia do sono, pois a dificuldade em respirar faz com que a pessoa faça um esforço adicional do diafragma e músculo abdominal, explica o médico Robert Oexman.

A dor de cabeça ao acordar e a vontade de dormir ao longo do dia são outros sintomas se levar em conta, assim como respirar sempre com ruído, seja a dormir ou quando se está acordado.

De acordo com o médico Alon Avidan, as pessoas que sofrem de apneia do sono são ainda tendentes a ter dificuldades de concentração e a sentirem-se deprimidas, pois esta patologia está associada a oscilações inesperadas de humor.

O ganho inesperado (ou injustificado) de peso e a falta de apetite sexual são também consequências diretas da patologia, diz o site, que termina com um outro sintoma não menos comum e que não deve ser desvalorizado: o suor noturno.

Na presença de um ou mais destes sintomas, a pessoa deve procurar o médico. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório