Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Treinos intervalados de alta intensidade: erros que se pode cometer

Conhecido por ser um treino curto de grandes gasto calórico e benefícios para o coração, o treino intervalado de alta intensidade tem ganhado muito fãs

Treinos intervalados de alta intensidade: erros que se pode cometer
Notícias ao Minuto Brasil

15:39 - 05/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Exercício

O HIIT (sigla inglesa para High Intensity Interval Training - Treino Intervalado de Alta Intensidade), consiste em alternar intervalos de exercício realizado à mais alta intensidade de que seja capaz com intervalos de ‘recuperação’ ou descanso a praticar o mesmo exercício mas ao ritmo normal, mais brando.

Sendo um treino que geralmente demora 10 a 20 minutos, é muito convidativo para quem não tem muito tempo para treinar e quer queimar o máximo de calorias. Mas a rápida e crescente popularidade leva a que muitas pessoas recorram a esta modalidade de treino sem ter uma visão geral, aumentando o risco de erros e até de lesões.

O site Health revelou os sete erros que provavelmente comete quando faz HIIT:

1. Esquecer-se de aquecer. O HIIT é exigente, por isso é preciso fazer algum aquecimento antes, tanto para conseguir a sua performance ideal como para prevenir o risco de lesões.

2. Planejar treinos longos. Quando é bem feito, o HIIT não deve demorar mais de 20 minutos. Em vez de tentar fazer treinos longos, dê o seu máximo nos intervalos de alta intensidade e encurte o treino.

3. Não se esforçar o suficiente. Durante os intervalos de treino de alta intensidade é preciso que se esforce ao ponto de ficar sem fôlego, com os músculos queimando e com a pessoa percebendo mentalmente que não consegue de maneira nenhuma se esforçar mais. Sentir menos do que isto significa que não se está fazendo o esforço suficiente.

4. Ignorar o tempo de recuperação. Se nos intervalos de alta intensidade deve dar o seu máximo, nos de recuperação é necessário que descanse um pouco, recupere o fôlego e deixe o corpo recuperar para logo depois voltar com tudo. Não desvalorize este tempo, claro que tem de continuar a se exercitar, mas não tem de ser a alta intensidade.

5. Escolher movimentos muito complexos. Na primeira sessão de HIIT até pode conseguir realizar movimentos mais complexos, mas tendo em conta o esforço exigido, é provável que com o cansaço comece a realizar incorretamente os movimentos e se arrisque a sofrer uma lesão.

6. Tentar progredir muito rápido. Se escolheu apostar no HIIT é provável que queira tornar-se ‘pró’ num instante, mas isso pode aumentar o risco de lesão. Portanto, é preferível apostar numa progressão mais lenta, mas constante.

7. Fazer HIIT com bastante frequência. Uma regra de outro: mais não é necessariamente melhor. No que diz respeito ao HIIT, duas a três vezes por semana é mais do que suficiente. Tentar fazê-lo diariamente vai aumentar muito o risco de lesão, além de esgotar o corpo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório