Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como evitar lesões ao praticar ioga

Faz bem ao corpo e à alma, mas é preciso saber evitar males maiores

Como evitar lesões ao praticar ioga
Notícias ao Minuto Brasil

05:36 - 06/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Treino

O ioga é uma das modalidades mais antigas e das que mais benefícios cientificamente provados traz à saúde. Além de melhorar a postura - que nos dias de hoje está à mercê de empregos sedentários e de horas passadas em frente a um dispositivo tecnológico móvel -, tonifica os músculos, trabalha a elasticidade e promove uma maior sensação de bem-estar físico e emocional.

Apesar de se tratar de uma atividade de baixo impacto, o ioga não está livre de causar lesões, especialmente em iniciantes que decidem se aventurar neste mundo sem qualquer tipo de aconselhamento e acompanhamento.

+ Cientistas usam vírus da zika para matar células de tumor cerebral

Fazer uma pesquisa sobre a modalidade, sobre os possíveis entraves e sobre a verdadeira exigência que requer é meio caminho andado para iniciar a prática de forma segura, prevenindo não só uma lesão, como também um 'ódio' repentino ao ioga, que embora pareça ser fácil de executar, requer uma verdadeira exigência física e concentração, lê-se na Prevention.

Um outro requisito a se levar em conta é conhecer o próprio corpo, especialmente as partes mais vulneráveis. Na prática, se se tem algum problema/lesão antiga no joelho ou no ombro, por exemplo, deve-se evitar praticar determinadas posições ou então procurar a ajuda de um especialista.

Ter todo o equipamento necessário e em bom estado e respeitar os próprios limites (sejam físicos e emocionais) são outros aspectos que se deve prestar atenção antes de fazer ioga, diz a Prevention.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório