Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Especialista chama atenção para os cuidados com os olhos

A Ortóptica, uma profissão nova e pouco conhecida, atua auxiliando a oftalmologia e se dedica a tratamentos visuais complementares

Especialista chama atenção para os cuidados com os olhos
Notícias ao Minuto Brasil

13:08 - 07/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo

A maioria das pessoas associa o tratamento de distúrbios da visão ao uso de óculos e medicamentos ou à realização de cirurgias. Porém, há muitos anos, esses métodos não são os únicos indicados. A Ortóptica, uma profissão nova e pouco conhecida, atua auxiliando a oftalmologia e se dedica a tratamentos visuais complementares.

Essa especialidade é responsável por diagnosticar e tratar desequilíbrios oculomotores e distúrbios da visão monocular e binocular. “Estrabismo (olho torto) ou danos nos nervos que controlam os músculos são exemplos de casos passíveis de reversão por meio da Ortóptica. Contudo, quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maiores são as chances de cura sem necessidade de cirurgia”, comenta Mariza Basile, ortoptista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção).

Segundo a especialista, é comum o portador de distúrbio da visão binocular não notar o problema, pois muitas vezes o cérebro acaba compensando a perda da visão de um dos olhos. “Os principais sintomas são vista dupla ou embaçada, ardência no olho, cansaço, sonolência, lacrimejamento, sensibilidade à luz e dor de cabeça. E, como as pessoas associam esses sinais a outras enfermidades, elas acabam se acostumando com o desequilíbrio e não percebem o que está ocorrendo”, explica.

+ Tratamentos não invasivos para realizar antes da chegada do verão

A anomalia na visão binocular pode ser causada também por traumas motivados por acidentes de trabalho, como quedas e pancadas, e por problemas como diabetes, pressão alta ou baixa imunidade. Por isso, Mariza explica que é fundamental procurar o oftalmologista já nos primeiros sintomas. “Ao se dirigir ao Seconci-SP, o trabalhador da construção civil passa por uma avaliação e, dependendo do caso, é encaminhado para a área Ortóptica. Lá, realiza o que poderia ser chamado de ‘fisioterapia ocular’ para restaurar os músculos dos olhos e lhe devolver a visão correta”, ressalta.

A profissional explica ainda que os desequilíbrios de visão em crianças costumam demorar a ser detectados pela família. Por esse motivo, a recomendação é de que os pais adotem o hábito de consultar o oftalmologista já a partir do sexto mês de vida do bebê. “No Seconci-SP contamos com todos os equipamentos para a avaliação, detecção e tratamento do problema”, comenta Mariza

Prevenção

Como o globo ocular e os nervos óticos são regiões muito sensíveis, a ortoptista recomenda aos trabalhadores da construção civil que fiquem atentos ao uso dos itens de segurança, como cinto contra queda e os óculos de proteção. “As empresas, inclusive, devem fornecer óculos de proteção com grau para os funcionários que necessitam”.

Mariza esclarece também que, para as pessoas que atuam na área administrativa, os cuidados devem ser relacionados à postura. O ideal é que a tela do computador esteja sempre ligeiramente abaixo da altura dos olhos e que, a cada duas horas, a pessoa faça uma pausa de 10 minutos. “Fazer um intervalo e olhar pela janela é um ótimo exercício para relaxar os músculos dos olhos”.

Outra recomendação da especialista para preservar a saúde os olhos é que as pessoas pisquem mais. “Com o crescente uso de aparelho eletrônicos, como celulares e tablets, os indivíduos estão se esquecendo de piscar. E isso é muito importante para lubrificar o globo ocular”, comenta. Além disso, também deve-se evitar ver TV com as luzes apagadas, pois isso força a vista e pode causar dor de cabeça. O ideal é manter pelo menos uma fonte de luz acesa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório