Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudar sem estresse: dicas que vão facilitar a vida escolar

O estresse é um dos principais motivos para o mau desempenho escolar

Estudar sem estresse: dicas que vão facilitar a vida escolar
Notícias ao Minuto Brasil

09:10 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Reta final

Associado à vida adulta e às rotinas laborais cada vez mais complexas e apressadas, o estresse é uma condição que também afeta os estudantes, de forma especial durante o período escolar.

Com o avançar da matéria (que tende a ficar mais 'volumosa' e complicada) e com as mil e uma distrações que existem nos dias de hoje - e quase todas à distância de um clique -, a simples tarefa de prestar atenção ao estudo pode ser um verdadeiro desafio para os mais novos, que ficam estressados e ansiosos seja por não conseguirem concentrar-se, seja por desejarem um momento de descontração em frente ao computador ou celular.

+ Precisa de desculpa para beber café? Ele reduz risco de diabetes tipo 2

Encontrar o equilíbrio é a forma mais eficaz de melhorar o estudo das crianças e jovens, mas também de evitar estes momentos de tensão e estresse, que rapidamente se alastram para outras situações até se enraizarem na personalidade da criança, afetando o comportamento e bem-estar.

Como destaca o India Today, cabe aos pais promoverem uma boa qualidade de estudo aos filhos, criando a infraestrutura necessária para que o momento alie o conforto à concentração, mas também para que o gosto pela matéria seja uma realidade.

Estudar sem estresse é possível e são estas as dicas que vão facilitar a vida do seu filho. Tome nota:

1 - Traçar um objetivo realista para a criança, objetivo esse que pode ser relativo a uma nota (servindo de motivação para estudar) ou ao período diário de estudo, que deve ser ponderado tendo em conta a importância da criança e do jovem ter também algum tempo livre.

2 - Planejar o dia. Assim como as aulas estão agendadas, os períodos de estudo devem também ficar previamente programados, de forma que o estudante tenha um rotina de estudo certa e eficaz. A organização é fundamental para o sucesso.

3 - Fazer pausas ao longo do estudo, dando à criança alternativas de relaxamento nesses momentos.

4 - Traçar limites, seja no que diz respeito a horas de estudo ou a disciplinas a estudar em cada dia. O objetivo é que o momento de estudo seja diversificado mas, acima de tudo, consciente e adequado.

5 - Evitar a procrastinação. Se há um trabalho com data de entrega, então deve ser estipulada uma data de concretização, sendo que os pais devem incutir à criança e ao jovem a importância de não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje (dando, claro, o exemplo para isso).

6 - Ter uma boa rotina de sono, devendo a criança/jovem dormir pelo menos sete a oito horas por dia, especialmente nas vésperas dos testes ou exames.

7 - Banir os alimentos que alteram o organismo e fazem disparar o cortisol, como todos os que são processados, ricos em sódio, açúcar e gorduras trans e saturadas. Os alimentos de origem vegetal devem ser os protagonistas, sendo fundamental não saltar refeições. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório