Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que é que o matcha tem? Tudo de bom para a nossa pele

Da xícara para a pele. Veja como o chá matcha é um aliado da beleza e boa saúde cutânea

O que é que o matcha tem? Tudo de bom para a nossa pele
Notícias ao Minuto Brasil

08:46 - 11/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Há muito que a cultura japonesa tem servido de inspiração um pouco por todo o mundo. Os ideais alimentares nipônicos saltam para a dieta ocidental e até mesmo a rotina de beleza vai se adaptando a uma cultura tão distante, mas, ao mesmo tempo, tão próxima.

A inclusão do matcha na alimentação - e o boom que isso causou nos últimos anos - é uma das provas claras de como a inspiração para uma vida mais saudável e consciente vem do Oriente... nem mesmo a beleza foge a isso e ao matcha.

Este chá - com um alto poder antioxidante, anti-inflamatório e ainda calmante - consegue assumir-se como o ingrediente-chave de um cosmético capaz de cuidar da pele, hidratando-a, nutrindo-a e prevenindo o envelhecimento precoce. Não fosse este chá de cor berrante um ativo antioxidante que não só desintoxica a pele, como também atua como escudo protetor contra os raios ultravioleta e toda e qualquer impureza que se possa acumular na pele, conta o site Bustle.

Rico em cafeína, fibra, aminoácidos como a l-teanina (aminoácido exclusivo do chá verde), vitamina A, vitamina C e potássio, o matcha é uma espécie de 'cocktail explosivo' - no bom sentido, claro - para a boa saúde interna e externa. E as marcas estão de 'beicinho' por este ingrediente.

A The Body Shop, por exemplo, foi a mais recente marca a render-se a este 'poder verde'. A pensar na poluição que se sente e que cada vez mais se vai sentir com o avançar dos anos, a marca britânica acaba de lançar para a linha 'Expert Facial Masks' uma máscara de rosto à base de chá matcha japonês, 100% vegan e que remove a poluição, purifica de forma intensa a pele e ajuda ainda a evitar que os agentes poluentes se fixem no rosto. 

"O chá [matcha] contém catequinas e polifenol e é originalmente um remédio. Os japoneses foram mais longe, colocando o chá verde no centro de uma cerimônia que foi evoluindo ao longo de 1200 anos", conta Jennifer Hirsch, botanista de Beleza da The Body Shop, num comunicado enviado às redações.

Sem parabenos, silicones ou óleos minerais, a 'Japanese Matcha Tea Pollution Clearing Mask' combina o chá verde matcha de Kakegawa (Japão) com um extrato de dente-de-leão e está à venda nas lojas da marca.Notícias ao MinutoJapanese Matcha Tea Pollution Clearing Mask© The Body Shop

Mas também a marca Milk Makeup já apostou no matcha. A empresa nova-iorquina possui um duo desintoxicante composto por um rollon de limpeza e um rollon tonificante feitos à base deste chá japonês. Também vegan, estes dois produtos estão à venda no site norte-americano da Sephora e são para aplicar no rosto, contribuindo para uma rotina de beleza mais saudável e natural.

Igualmente nos Estados Unidos, onde são feitos todos os produtos, nasceu a marca Matcha Me... e sim, o nome diz tudo. Embora o chá verde não seja o único ingrediente usado na composição destes cosméticos vegan e sustentáveis, assume um grande protagonismo, sendo várias as opções para o todo o corpo em que está incluído.

Na Suíça, corria o ano 2013, Holger Hampel criava a Kosho Cosmetics, uma empresa empenhada em apostar naquilo que de melhor a natureza tem para nos oferecer, incluindo-se, aqui o matcha, que dá mote a uma linha exclusiva de produtos chamada Kosho Matcha Effective, onde constam um creme de limpeza, um peeling, um sérum hidratante, um creme protetor, um creme regenerante e ainda uma máscara facial.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório