Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como identificar a perda auditiva nas crianças?

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a qualidade de vida desde a infância

Como identificar a perda auditiva nas crianças?
Notícias ao Minuto Brasil

09:49 - 15/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Surdez

Preste atenção. Seu bebê parece não se incomodar com barulhos estranhos e nem mesmo esboça um sorrisinho quando ouve a sua voz? Ele tem mais de três anos e ainda demonstra dificuldade de formar palavras e se comunicar? Estes são alguns dos indícios de problemas de audição que podem passar despercebidos aos pais.

“Podemos começar a suspeitar de dificuldades de audição quando, desde pequenininhas, as crianças não se assustam nem reagem a sons altos demais”, alerta Marcella Vidal, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas. O ideal é fazer o teste da orelhinha assim que a criança nasce ou o mais cedo possível. “Durante o teste, se for detectado algum problema, a criança será encaminhada para exames mais completos”, explica a especialista.

+ Alzheimer: é possível viver bem e com qualidade de vida; veja dicas

É muito importante o diagnóstico de perda auditiva logo nos primeiros meses de vida, pois tratar o problema desde cedo é o segredo para a criança ter um desenvolvimento normal. “Os pais devem ficar atentos e procurar um médico otorrinolaringologista se acharem que o bebê está demorando demais para emitir os primeiros sons”, aconselha a fonoaudióloga. Se isso não acontecer, mais tarde, no período escolar, essa deficiência poderá trazer dificuldades na aprendizagem e no convívio em sala de aula.

“Quando a criança é maior, fica mais fácil perceber a dificuldade de ouvir, mas aí os problemas decorrentes da deficiência já podem aparecer. Quem assiste à televisão com volume muito alto; não dá atenção ao que os pais falam e é muito disperso nas aulas pode, sim, ter algum problema auditivo”, diz a fonoaudióloga da Telex. Ela reforça que a troca na fala, quando acima dos três anos, também deve ser observada.

Na maioria dos casos, é indicado o uso de aparelho auditivo. E para orientar os pais nessa jornada e ajudar as crianças a atingir seu pleno potencial, a Telex Soluções Auditivas desenvolveu o programa pediátrico “Cuidado Auditivo Amigo da Criança”. Através dele, a família recebe o apoio necessário, com atendimento pediátrico diferenciado, um amplo programa de acompanhamento e soluções auditivas desenvolvidas especialmente para cada caso. E tudo isso com suporte médico especializado.

“A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e de relacionamento. Por esse motivo, na Telex as crianças têm uma atenção especial para que possam alcançar seu pleno potencial”, explica Marcella Vidal.

Já na escola, a criança muitas vezes não consegue assimilar o conteúdo ensinado pelo professor porque não escuta direito. Além de aparelhos auditivos especiais para os pequenos, a Telex trouxe para o Brasil o “Amigo”, sistema FM que permite a comunicação direta de pais e professores com a criança que não ouve bem. Usada na sala de aula, essa tecnologia é fundamental para o aluno entender com clareza o que o professor está ensinando.

O equipamento tem um microfone transmissor e um receptor. O professor usa o microfone acoplado à roupa e sua voz é transmitida diretamente para o receptor que está no aparelho auditivo da criança. O sistema ajuda a ultrapassar os obstáculos da distância, eco ou ruído de fundo, e mantém o sinal da fala original alto e claro, possibilitando um bom aprendizado ao deficiente auditivo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório