Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda a importância do atendimento rápido em casos de infarto

Cirurgião cardíaco explica como fazer a massagem cardíaca, método que pode salvar a vida das vítimas de infarto

Entenda a importância do atendimento rápido em casos de infarto
Notícias ao Minuto Brasil

11:44 - 19/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Atendimento

O infarto é a interrupção do fluxo sanguíneo para o músculo do coração, causado devido ao bloqueio ou entupimento de uma artéria. Essa obstrução pode resultar em sequelas que podem ser revertidas ou não, dependendo da velocidade do atendimento.

Segundo o cirurgião cardíaco de São Paulo, Dr. Marcelo Sobral, os músculos do coração não param de trabalhar nem por um segundo para suprir as necessidades do corpo e, mesmo em repouso, o órgão precisa bombear em média de 5 a 6 litros de sangue por minuto. Ao infartar, uma parte dessa musculatura é perdida, porém, o coração continuará a tentar suprir essa necessidade do organismo, e é nessa situação que o atendimento rápido faz toda a diferença.

+ Pedras nos rins: especialista explica o que são e como tratá-las

“Para evitar danos maiores, o ideal é que o paciente seja atendido o quanto antes. Se o atendimento for em até 60 ou 90 minutos, boa parte da musculatura afetada durante o infarto pode ser recuperada! No entanto, caso o atendimento demore mais de 6 horas, as células perdidas já não podem mais se regenerar”, afirma o médico.

Ainda segundo o especialista, é necessário que a população saiba como identificar os sinais do infarto e sejam capazes de prestar os primeiros socorros às vítimas enquanto esperam pela emergência. "Os sintomas típicos do infarto no homem incluem dor no peito, como uma sensação de aperto, de forte intensidade com irradiação para o braço esquerdo e pescoço, que geralmente dura mais de 30 minutos e pode vir acompanhado de mal estar geral, náuseas e vômitos. Já as mulheres podem apresentar sinto mas atípicos como falta de ar, cansaço desproporcional ao esforço e queimação no estômago”, alerta o cirurgião cardíaco.

Além dos sintomas citados acima, confira a lista de sinais para suspeitar de infarto:

- Dor estranha, impossível de localizar com a ponta do dedo;

- Fraqueza intensa e súbita;

- Dor mantida desde a mandíbula até o umbigo;

- Falta de ar de início súbito.

Além disso, o especialista faz um alerta sobre a importância da massagem cardíaca para salvar a vida das vítimas de infarto. “Os procedimentos de reanimação cardíaca, enquanto a emergência não chega, são cruciais e podem ser bastante eficazes para não agravar o quadro da vítima enquanto a ajuda médica não chega", finaliza Sobral.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório