Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Esperar ou não 12 semanas para contar sobre a gravidez?

Cerca de 70% dos abortos espontâneos acontecem por causa genética ou má-formação

Esperar ou não 12 semanas para contar sobre a gravidez?
Notícias ao Minuto Brasil

08:33 - 19/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Recomendação

A gravidez é uma notícia muito aguardada por muitas pessoas, mas ainda há quem prefira esperar os três meses para contar para amigos e familiares e há quem não resista e já saia contando para as pessoas - pelo menos as mais próximas. Segundo especialistas, quanto maior a idade da mulher, maior o risco de abortamento na fase inicial: 10% para mulheres de até 30 anos, de 20% para as de até 35, de 40% acima dos 40 e aos 45 anos chega a 80%.

Segundo Wagner Hernandez, coordenador do departamento de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Luiz, 70% dos abortos espontâneos acontecem por causa genética ou má-formação, que impedem o feto de se desenvolver normalmente. Apesar de a recomendação ser esperar passar as 12 semanas iniciais, o UOL compilou os prós e contras para ajudar mães e pais a tomar a decisão sobre a melhor hora de contar a grande novidade.

+ 4 fatores da vida moderna que afetam a fertilidade feminina

Contras

Como o índice de abortamento nos três primeiros meses é alto, os profissionais recomendam não contar tão cedo. "Muitas vezes as mulheres têm dificuldade de lidar com a reação das pessoas caso isso aconteça", explica Hernandez.

Caso o aborto aconteça, os comentários costumam ser muito inadequados, como 'ainda bem que foi agora e não mais lá para frente' ou ainda 'logo você engravida de novo', uma vez que a barriga ainda não é muito aparente. "Algumas mulheres são tratadas como se o luto não fosse legítimo", explica a psicóloga Julieta Quayle, pesquisadora da USP que realizou pesquisa de doutorado sobre o tema.

Prós

O apoio é muito importante nesse período, principalmente porque muitas mulheres costumam enjoar muito e sentir muito mal estar.

O luto pela perda do feto é real e sério, segundo a psicóloga. O apoio de pessoas próximas pode ser crucial, pois um luto não resolvido pode se agravar levando à depressão.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório