Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 dicas práticas para diminuir o estresse no dia a dia

Alguns exercícios simples podem ser feitos por qualquer pessoa e em qualquer lugar

5 dicas práticas para diminuir o estresse no dia a dia
Notícias ao Minuto Brasil

18:02 - 25/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Não há dúvidas de que o estresse prejudica o bem-estar; ele libera adrenalina e cortisol, hormônios que aumentam a pressão arterial e aceleram a frequência cardíaca, comprometendo a saúde do coração.

+ 6 dicas para evitar a dor ciática

"Para evitar que essa carga emocional afete a saúde, é muito importante saber manter o nível de estresse baixo", explica Marcelo Ferraz Sampaio, cardiologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Alguns exercícios simples podem ser feitos por qualquer pessoa e em qualquer lugar, com ótimos resultados. Confira:

1. Inspire e expire - Quando se está estressado a respiração fica acelerada e irregular. Por isso, respirar em de forma pausada envia ao cérebro a informação de que estamos calmos.

2. Esvazie a mente e medite - A meditação tem benefícios comprovados. Além de ajudar a mente a trabalhar melhor e livrar a cabeça de preocupações, ajuda a diminuir os batimentos cardíacos e relaxar.

3. Mude o foco - Tenha um hobby. Se esvaziar a cabeça não der certo, dedique atenção a outra atividade. Um jogo, uma conversa ou até uma volta no quarteirão são indicados, desde que sua mente fique longe da fonte do seu estresse.

4. Deixe os problemas do lado de fora - No trânsito, quando não há para onde fugir, uma saída é se isolar: feche a janela para diminuir o som das buzinas, aumente sua música favorita e sorria.

5. Use o estresse para seu próprio bem - Se o estresse continuar, transforme-o em um aliado: gaste esse excesso de adrenalina e cortisol em atividades úteis como exercícios físicos. A endorfina liberada na prática melhora o seu humor e barra o estresse por mais tempo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório