Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça sintomas físicos e psicológicos do estresse

Aprenda 10 maneiras para relaxar e viver mais feliz

Conheça sintomas físicos e psicológicos do estresse
Notícias ao Minuto Brasil

07:06 - 30/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

A frase “ eu ando muito estressado” já virou quase um bordão do brasileiro, e não é à toa. Com o trânsito cada vez mais caótico, a violência que assola as cidades, o desemprego, a crise política, entre outros fatores, somatizam a carga de preocupações, ansiedades e incertezas. Mas como saber se realmente está sofrendo um quadro de estresse? A psicóloga Miriam Pontes de Farias que é pós- graduada em hipnose clínica e acupuntura, esclarece que nem sempre essas pessoas realmente desenvolveram um quadro de stress grave, mas se não tratarem, o que no primeiro momento são apenas sinais de estresse e cansaço, pode com o passar do tempo vivenciando estas situações intensamente e continuamente, desenvolver doenças sérias e perigosas à saúde.

+ 5 dicas práticas para diminuir o estresse no dia a dia

Sintomas psicológicos de estresse:

Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso.

Irritação, medo, impaciência.

Problemas de concentração e de memória.

Desorganização, dificuldade em tomar decisões.

Cometer mais erros que o habitual, esquecimentos.

Sensação de perda do controle.

Sintomas físicos do estresse:

Problemas cardíacos e gastrointestinais.

Facilidade em ficar doente.

Alergias, asma, insônia.

Tensão muscular, mãos frias e suadas.

Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele.

Queda de cabelo anormal.

“O estresse altera e modifica o ritmo natural da pessoa, a hipnose e a acupuntura são terapias focais contra os sinais da doença” afirma a especialista. “A prática de hipnose atua no sistema nervoso parassimpático, ela regula e equilibra o ritmo natural da pessoa, levando ao paciente ao equilíbrio e tranquilidade . No estado hipnótico a pessoa produz substâncias do prazer, que aumenta a produção de serotonina e endorfina” explica.

A psicóloga revela que o uso da hipnose na psicologia é muito abrangente e atua na luta a diversos males como: tabagismo, fobias, síndrome do pânico, depressão, ansiedade, problemas sexuais, problemas de fala, dores crônicas, tíques, baixa autoestima, obesidade, além do estresse. Até mesmo ajuda e melhora a concentração ou mesmo a memória para aplicar no trabalho e estudos. Segundo a especialista, quando a pessoa está hipnotizada ela não perde a sua capacidade de raciocinar. Pelo contrário. Ela consegue resolver problemas complexos, fazer improvisos e ainda manter uma capacidade crítica sobre o que lhe está sendo sugerido.

A empresária Luana Ri, 31, sentiu na pele os efeitos do estresse. Ela conheceu a terapia através de uma amiga em um momento que sofria de baixa autoestima e muita ansiedade, sintomas que refletiam um momento de estresse na vida pessoal. “Eu tinha muita insônia, hoje durmo tranquilamente todas as noites independente do problema que estou enfrentando. Minha autoestima está lá em cima e lido muito melhor com situações de estresse do dia a dia, seja no campo familiar, trabalho ou conjugal” explica sobre os benefícios da hipnose clinica, que em poucas sessões obteve uma melhora surpreendente.

A engenheira mecânica, Karla Martins, 37, diz que seu maior desafio era acordar cedo e cumprir seus horários no trabalho. “ Estava estressada, cansada, me sentia triste e ansiosa”. “Melhorou muito a quantidade de vezes e a duração de tempo que sinto essas emoções ruins. Quando vou na sessão de hipnose me sinto aliviada quase que instantaneamente e alguns pensamentos obsessivos que eu tinha acabaram” afirma.

10 sugestões para combater o estresse:

1 - Procure identificar o que te faz bem, o que promove prazer e pratique.

2 - Realize atividade física que goste mais, para que este momento seja agradável.

3 - Busque ter contato com a natureza, pode ser uma praia, montanha, Cachoeira, floresta. Enfim, a natureza é um lugar de muito equilíbrio, faz bem para o corpo e para mente.

4 - Quando tirar férias procure sair da rotina, se possível faça uma viagem, viajar é uma experiência muito rica.

5 - Crie laços com pessoas amáveis, flexíveis e solidárias, estas características são contagiantes, aproveite para exercer o seu lado fraterno.

6 - Desenvolva a capacidade de adaptação, nas situações de estresse ficamos muito irritados, comece a fazer coisas diferentes para você se sentir melhor.

7 - Cuide de suas emoções, procure ajuda profissional de um psicólogo que faça hipnose. Existem varias técnicas de hipnose para controlar o estresse.

8 - Seja amável, gentil e paciente com você, valorize o que você tem de melhor e agradeça por tudo, até mesmo pelas coisas mais simples da vida.

9 - Procure viver o agora, a maioria dos sofrimentos humanos acontecem porque focamos no passado ou no futuro e esquecemos do mais importante: O AGORA. Lembre-se: a vida acontece AGORA, viva o AGORA plenamente.

10 - Precisamos compreender e aceitar que muitas coisas que acontecem conosco, não dependem de nós, não podemos controlar a vida, ela flui naturalmente, vamos ter sabedoria para entender este processo da vida.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório