Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Caso Lady Gaga: novo tratamento pode ajudar pacientes com fibromialgia

Especialistas desenvolvem técnica para ajudar no tratamento de pacientes com dores crônicas e os resultados são positivos

Caso Lady Gaga: novo tratamento pode ajudar pacientes com fibromialgia
Notícias ao Minuto Brasil

18:02 - 30/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Esperança

O método Distensionamento Miofascial Aquático (DMA), vem sendo estudado e aperfeiçoado no grupo de fisioterapia aquática da Clínica de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O tratamento experimental trata-se de uma intervenção terapêutica com objetivo de diminuir a tensão miofascial, ou seja, a tensão dos músculos e da fáscia (tecido que envolve os músculos) e assim melhorar a flexibilidade na realização dos movimentos do corpo e essa proposta pode ajudar pessoas diagnosticadas com fibromialgia.

A doença despertou o interesse da população a partir do anúncio do cancelamento do Show da Lady Gaga, no Rock in Rio 2017. A cantora informou que foi diagnosticada com a síndrome em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Ainda não existe cura, mas por meio da associação de tratamentos físicos e medicamentosos, os sintomas podem ser amenizados.

+ 5 práticas detox que você pode fazer todos os dias

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) a fibromialgia já atinge 3% da população Brasileira e é mais comum em mulheres de 30 a 55 anos de idade.

Diante disso, a equipe de pesquisadores da Clínica de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie desenvolveu o método DMA, realizado dentro da piscina aquecida à 34°C, associando os efeitos da imersão para intensificar a liberação miofascial. O estímulo da “massagem” realizada em regiões pré-definidas (de maior tensão) aliada aos efeitos da flutuação em água aquecida, proporciona relaxamento e alívio da dor de forma imediata, que posteriormente auxilia na flexibilidade global, melhora do sono e da qualidade de vida. Diferente de outras técnicas baseadas em terapia manual e realizadas em consultórios que não contam com os benefícios da imersão.

A orientadora da pesquisa, Étria Rodrigues, explica que os manuseios associados aos exercícios na água estimulam o relaxamento do músculo e reabertura do tecido para que os fluxos de fluídos possam trafegar sem alterações e assim restaurar a função e a conexão do sistema sensoriomotor.

Os resultados da terapia DMA

O estudo descritivo comparativo longitudinal com amostra semiprobabilística foi realizada no Campus Mackenzie Tamboré, com oito mulheres diagnosticadas com fibromialgia, igualmente subdivididas em dois grupos: Grupo Intervenção DMA (GIDMA), submetido a hidrocinesioterapia, associado a técnica de DMA; e o Grupo Controle (GC), submetidos apenas à hidrocinesioterapia, explica Ana Carolina de Araújo, que trabalhou na pesquisa.

As participantes passaram por duas fases. Na fase um, os movimentos eram realizados pelo sujeito, e na segunda, os movimentos foram aplicados apenas pelo fisioterapeuta.

Para chegar aos resultados, as pesquisadoras adotaram testes não paramétrico utilizado para comparar três ou mais populações, como Kruskal-Wallis (KW), Mann- Whitney e Wilcoxon. No questionário de impacto da fibromialgia (QIF), foi possível observar que no GIDMA a mediana diminuiu de 73,99 para 41,17 e no GC diminuiu de 85,57 para 43,22. Portanto, ambos os grupos apresentaram melhora na qualidade de vida. No questionário McGill não foi observado resultados estatisticamente significantes. No geral, as pacientes tiveram melhora dos sintomas da doença e da qualidade de vida: diminuição da dor, melhora da quantidade e qualidade do sono, mais disposição, melhora no humor.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório