Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2017
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Grávidas podem dirigir até quando?

Saiba como dirigir com segurança durante a gravidez

Grávidas podem dirigir até quando?
Notícias ao Minuto Brasil

06:53 - 13/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle PERIGO

A gravidez é um período especial para as mulheres e, por isso, deve ser cercada de cuidados – inclusive ao volante. O médico e supervisor de Saúde da Ford na América do Sul, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir:

+ Sem dor de cabeça: saiba organizar um buffet de casamento

· Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a barriga, debaixo do braço ou da axila. Ela deve cruzar o meio do ombro, passar rente os seios e lateralmente ao abdômen.

· Durante o primeiro trimestre da gravidez, período em que é mais comum a ocorrência de tonturas, náuseas, vômitos e sonolência, é aconselhável que a gestante não dirija caso apresente algum desses sintomas.

· Como regra geral, não é recomendado que a mulher dirija a partir do oitavo mês de gravidez, já que a barriga pode ter crescido o suficiente para estar muito próxima ao volante. Em alguns casos, isso pode ocorrer até antes desse período havendo, em caso de colisão, um risco maior do descolamento da placenta ou de indução ao parto prematuro.

· É aconselhável deixar os telefones do obstetra e de familiares em um local de fácil acesso, dentro do carro. Em caso de qualquer mal-estar na direção, como contrações, por exemplo, a gestante deve parar o veículo em local seguro e pedir ajuda por telefone. Caso seja necessário ir a um hospital, recomenda-se pegar um táxi.

“Esses são apenas alguns conselhos gerais de direção para grávidas. Dependendo de possíveis limitações adicionais, a mulher deve sempre seguir as orientações aconselhadas pelo seu obstetra”, recomenda o Kayanuma.

Alongamentos

O supervisor de Saúde da Ford ainda ensina ainda alguns exercícios que podem ajudar a promover o bem-estar e diminuir possíveis inchaços nas gestantes. Confira abaixo.

Para os primeiros exercícios, a mulher deve estar deitada de lado.

· Com um braço abaixo da cabeça e o outro apoiado no chão a frente do corpo, mantenha as pernas dobradas e respire suavemente com o abdômen relaxado.

· Com um travesseiro debaixo da cabeça, faça movimentos de flexão e extensão da cabeça – imitando o gesto afirmativo –, deslizando-a no travesseiro. Após este alongamento, incline a cabeça lentamente em direção aos ombros.

· Ainda com um travesseiro debaixo da cabeça, faça movimentos circulares para frente e para trás com o ombro que estiver para cima. Repita os movimentos deitada do lado contrário.

· Faça flexões e extensões com os cotovelos. Na sequência, faça os mesmos movimentos com os punhos.

· Mantenha as pernas dobradas e alongue o braço em direção ao joelho oposto, tentando tocá-lo. Repita o movimento para ambos os lados.

Estes exercícios devem ser feitos com a mulher sentada, coluna apoiada na parede e pernas estendidas:

· Faça movimentos com o pé apontando para o teto e realinhando-o horizontalmente com as pernas. Após esse exercício, mantenha a mesma posição e rode os pés para dentro e para fora, fazendo com que toda a perna siga o movimento.

· Dobre um joelho de cada vez em direção à barriga.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório