Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda alternativas para preservação da fertilidade após a quimio

Congelamento de óvulos ou embriões estão entre as opções para mulheres que sonham com uma futura gravidez

Entenda alternativas para preservação da fertilidade após a quimio
Notícias ao Minuto Brasil

12:06 - 05/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Outubro Rosa

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. E, além de enfrentar a doença, muitas delas precisam lidar com a infertilidade, pois os tratamentos oncológicos de quimioterapia e radioterapia, além de destruírem as células tumorais, também afetam diretamente as células germinativas, que dão origem aos óvulos.

No momento em que a paciente descobre que tem câncer, é recomendado que o início do tratamento seja imediato. Entretanto, se a mulher pretende engravidar após esse período, devido às suas chances serem comprometidas, o desejo de uma gravidez futura deve ser discutido com o oncologista e um especialista em reprodução humana.

+ 43 dicas para manter alimentação saudável durante tratamento de câncer

Precisa-se salientar que, diante dos danos causados no sistema reprodutivo feminino, para conseguir realizar o sonho de ter filhos após a cura da doença, os pacientes podem contar com diversas alternativas para a preservação da fertilidade como congelamento de gametas e tecido, além da Fertilização in Vitro, técnica mais comum.

Segundo Dr. Philip Wolff, especialista em Biotecnologia, Diretor e Responsável Técnico pelos laboratórios de Andrologia, Embriologia e Criopreservação na Clínica Genics, o método escolhido vai depender de diversos fatores, entres eles, estão a idade da paciente e do tipo de câncer. “Quando o indicado é o congelamento de tecidos do ovário, em dois dias ela estará pronta para seguir em prol da cura da doença. Caso a orientação seja para que realize o congelamento de óvulos ou de embriões, o procedimento pode ser feito imediatamente após o diagnóstico, ou em até 14 dias antes do início do tratamento oncológico, sem que a mulher precise esperar até a próxima menstruação”, esclarece.

É importante ressaltar que a paciente receba a informação sobre os danos que a quimioterapia e radioterapia causam no sistema reprodutivo, assim como as opções atuais para a preservação da fertilidade antes de iniciar o tratamento oncológico, para que a busca de uma vida saudável, não elimine o sonho de ser mãe.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório