Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Os três nutrientes que jamais podem faltar na dieta

Para conseguir tirar o máximo proveito da alimentação, nada melhor do que escolher os alimentos mais nutritivos.

Os três nutrientes que jamais podem faltar na dieta
Notícias ao Minuto Brasil

08:12 - 13/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Na hora de seguir uma alimentação saudável e equilibrada, de nada vale correr atrás dos alimentos que rotulam como magros, light, sem açúcar ou isentos de matéria gorda. Se o objetivo é comer bem e ter mais saúde e energia, então o melhor é mesmo procurar aquilo que de melhor a natureza nos oferece.

A ingestão de carne, peixe e alimentos de origem vegetal no seu estado mais natural - isto é, sem alvo de qualquer tipo de processamento além do necessário, como acontece, por exemplo, com os frutos secos - é o caminho a seguir, porém, há que prestar atenção a três nutrientes específicos, nutrientes esses que fornecem ao organismo a vitalidade que necessita para nos manter saudáveis.

Conta a Health que as vitaminas do complexo B são um dos nutrientes 'obrigatórios', não só para o cérebro, como também para o bom funcionamento do coração. A vitamina B12, por exemplo, ajuda o organismo a converter a comida em energia, além disso, é das vitaminas que mais luta contra a perda de memória, confusão mental e depressão. Já a vitamina B9 (ácido fólico) é das mais cruciais para a gravidez, atuando muitas vezes lado a lado com o folato (que se encontra nos espinafres, espargos e couve-de-bruxelas, por exemplo).

A carne, o peixe, os ovos, o queijo, o leite e o iogurte são dos alimentos que mais fornecem vitamina B12, um nutriente que pode ainda ser obtido através de suplementação, tal como muitos vegetarianos fazem.

Importante para os ossos e para o sistema imunológico, também a vitamina D é um dos nutrientes que não pode falar na alimentação, estando os ovos, o óleo de peixe, as sardinhas, os leites fortificados e os cereais fortificados entre as melhores fontes desta vitamina do sol. Saiba quais são os dez tipos de pessoas mais propensas a sofrer de carência de vitamina D.

No que diz respeito aos minerais, o destaque da Health vai para o magnésio, componente que ajuda a dormir, que combate o estresse e que melhora a função muscular. Os vegetais ricos em fibra tendem a ser detentores de bons níveis de magnésio, que está ainda presente no arroz castanho, nas sementes e nos frutos secos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório