Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como amenizar os efeitos do clima seco

O tempo seco e quente vai predominar no restante da semana em todo o país

Saiba como amenizar os efeitos do clima seco
Notícias ao Minuto Brasil

16:22 - 16/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Altas Temperaturas

No último fim de semana o calor não deu trégua em diversas partes do país. No centro-oeste, as capitais Goiânia (GO) e Brasília (DF) marcaram altas temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a madrugada de 16 de outubro foi a mais quente do ano até agora, com recorde de maior temperatura mínima em 2017 nas duas cidades, 24,3°C em Goiânia e de 22,3°C em Brasília.

A má notícia é que o ar seco em GO e no DF irá continuar ao menos nos próximos dias. Isso devido a um sistema de alta pressão atmosférica em níveis médios que ganhou força novamente sobre a região de Goiás sobre o Distrito Federal. Isto vai reduzir ainda mais a disponibilidade de umidade e a chance de chuva esta semana.

+ 7 fatos sobre herpes que você deve conhecer

O tempo seco e quente vai predominar no restante da semana. Com a calor e a baixa temperatura, a saúde pode ser diretamente afetada. Com alguns cuidados é possível amenizar os efeitos colaterais do calor, como conta o otorrinolaringologista Jairo de Bairros. "Um dos sintomas mais comuns do calor é sentir a boca e o nariz seco. A hidratação é fundamental. O consumo de água é imprescindível", explica o especialista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL).

Sobre a quantidade de água necessária para cada organismo, uma das dicas do médico é observar diariamente a urina. "Precisar uma quantidade exata é muito relativo, fala-se em no mínimo 2 litros por dia. Observe a urina todos os dias. Se estiver com cor forte é preciso consumir mais líquido, se estiver clara, a quantidade é ideal", exemplifica.

Além do consumo de líquido, Barros elencou algumas medidas comportamentais diárias que também podem melhorar a qualidade da saúde durante os dias de altas temperaturas.

- O umidificador de ar, quando bem utilizado, ajuda muito a manter o equilíbrio do ar;

- Lave o nariz algumas vezes durante o dia com soro;

- Hidrate as vias nasais com pomadas (como Bepantol, óleo Jonhson's) e até azeita de oliva – uma alternativa mais natural que pode inclusive ser usada com os bebês;

- Lave as mãos utilizando água e sabão várias vezes ao dia a fim de evitar contaminações;

- Apesar do calor, evite longas exposições ao ar condicionado, pois o aparelho retira a umidade do ar;

- Evite consumir alimentos pesados e de difícil digestão, priorizando comidas leves e saudáveis, além de frutas ricas em água (melancia, morango, melão);

- Evite exposição ao sol, principalmente entre as 10h e 16 horas;

- Estender uma toalha úmida no quarto, ou no ambiente em que você permanecerá, tem o mesmo efeito do umidificador de ar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório