Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 passos para deixar o cigarro

Após conseguir largar de vez o cigarro, é muito importante evitar o primeiro trago

7 passos para deixar o cigarro
Notícias ao Minuto Brasil

05:18 - 21/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Hábito

Largar o cigarro é, com certeza, um grande desafio. O primeiro passo, diz a psicóloga Sabrina Presman, é reconhecer a dependência. O segundo é querer parar de fumar. A partir daí, há alguns caminhos, desde a tentativa individual de deixar o hábito até o tratamento multidisciplinar, com especialistas.

No caso de quem quer tentar largar o vício por conta própria, a psicóloga aponta os sete passos:

+ 7 fatos sobre herpes que você deve conhecer

1 – Marcar uma data

Marcar o dia certo para largar o cigarro é importante. Com isso, o fumante pode se preparar, avisar aos amigos, à família e ao mundo que está se despedindo do hábito.

2 – Jogar fora os cigarros

É preciso se livrar de todos os cigarros guardados em casa, no carro, no trabalho e onde quer que seja.

3 – Ter paciência

Vontade é coisa que dá e passa. Aquela vontade quase incontrolável de fumar dura de três a cinco minutos. Manter a calma e esperar um pouco vale a pena.

4 – Encontrar substitutos

Identificar as ações que levam a acender um cigarro, como ler jornal, tomar café ou falar ao telefone. Nesses casos, não se trata de mudar esses hábitos, mas de buscar outras formas de distração. Algumas dicas são mastigar gengibre, cravo ou mesmo pequenos pedaços de cenoura em forma de palitinhos.

5 – Pare em até sete dias

Interromper de vez ou aos poucos depende de cada um. Mas se a decisão for diminuir gradativamente o número de cigarros, é importante cortar definitivamente o hábito de fumar em até sete dias.

6 – Não conseguiu? Tente de novo

Se acontecer uma recaída, é importante não desistir, nem se sentir envergonhado. Sempre vale a pena tentar novamente.

7 – Praticar atividade

Se ocupar com ações prazerosas, como passeios, exercícios físicos ou um bom filme ajuda bastante quem quer largar o fumo.

Depois de parar

Após conseguir largar de vez o cigarro, é muito importante evitar o primeiro trago. Sabrina Presmam explica que os receptores cerebrais para a nicotina continuam lá, no mesmo lugar, esperando a pessoa voltar a fumar.

"Não existe essa história de fumar só um cigarrinho depois de parar de vez. Isso já seria o suficiente para o vício voltar, igualzinho como era antes", garante Sabrina.

Imersão em clínica dobra as chances de sucesso

No caso do tratamento especializado para largar o fumo, a imersão do paciente em uma clínica, por si só, já dobra as chances de sucesso. Pesquisa da Mayo Clinic mostra que 57% dos que fazem essa opção conseguem deixar o cigarro em definitivo, contra 27% dos que passam pelo tratamento convencional, feito apenas em ambulatório.

Sabrina Presman compõe uma equipe multidisciplinar na clínica Espaço Clif, no Rio de Janeiro, onde trabalha em conjunto com a psiquiatra Analice Gigliotti e outros profissionais focados em fornecer todo o suporte necessário a quem quer parar de fumar.

"A internação auxilia na reprogramação mental de quem quer superar a dependência em cigarro. Orientamos sobre as diversas técnicas para os pacientes se manterem longe do fumo, sendo que cada um tem uma prescrição conforme a sua realidade. Junto à medicação, mais o trabalho do nutricionista, evita-se com mais chances as recaídas", diz Sabrina Presman.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório