Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Açúcar torna os tumores cancerígenos mais agressivos, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores descobriu que o açúcar ‘desperta’ as células cancerígenas

Açúcar torna os tumores cancerígenos mais agressivos, aponta estudo
Notícias ao Minuto Brasil

18:03 - 21/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Depois de nove anos de pesquisa, os cientistas da instituições belgas Vlaams Instituut voor Biotechnologie (VIB), Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven) e Vrije Universiteit Brussel (VUB) conseguiram esclarecer como o efeito de Warburg – um fenômeno em que as células cancerígenas quebram rapidamente os açúcares – estimula o crescimento e a agressividade tumorais.

Apesar de a ligação entre o consumo de açúcar e o câncer já ter sido muito estudada, até agora não ficou claro se este fenômeno é um sintoma ou uma causa do câncer. Este novo estudo, publicado na revista científica Nature Communications, traz novas provas da correlação positiva entre o açúcar e a potência oncogênica nas células cancerígenas. Isto pode trazer bases para novos estudos e ter um grande impacto nas dietas personalizadas para os doentes com câncer, segundo esperam os cientistas.

+ Jejum intermitente tem como objetivo melhorar a saúde, não emagrecer

"A nossa pesquisa revela como o consumo de açúcar hiperativo de células cancerosas leva a um círculo vicioso de estimulação contínua do desenvolvimento e crescimento do câncer. Portanto, é capaz de explicar a correlação entre a força do efeito de Warburg e a agressividade do tumor. Esta ligação entre o açúcar e o câncer tem consequências radicais", afirma o professor Johan Thevelein, segundo o site Independent.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório