Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

3 grupos alimentares que mais ajudam a controlar o apetite

Se está tentando emagrecer, mas não quer passar fome, estes alimentos não podem faltar nas suas refeições

3 grupos alimentares que mais ajudam a controlar o apetite
Notícias ao Minuto Brasil

05:49 - 18/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dieta

Para ter uma alimentação saudável, o ideal é variar muito as suas escolhas (variando a ingestão de nutrientes essenciais) selecionar os métodos mais saudáveis de cozimento dos alimentos e ainda comer várias vezes ao dia e mastigar devagar. Se o seu objetivo é emagrecer, saiba que não é preciso passar fome. Dar preferência a alguns grupos alimentares pode ajudar a manter a saciedade por mais tempo sem comer tanto e ajudar a controlar o apetite e a vontade de comer.

Com base no Guia Alimentar brasileiro, a BBC Brasil revelou os três tipos de alimentos que mais ajudam a controlar o apetite e que, portanto, podem ajudar quem procura controlar compulsões alimentares ou emagrecer:

Fibras e grãos. Frutas, verduras, legumes, leguminosas, arroz, aveia, quinoa, frutos secos, sementes de linhaça ou chia são alimentos ricos em fibras solúveis, que ajudam a controlar o apetite uma vez que promovem uma sensação de saciedade duradoura. Pode ingerir alimentos deste grupo em todas as refeições principais e também nos lanches.

Proteínas e gorduras. As proteínas e as gorduras insaturadas retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, atrasam a saída dos alimentos digeridos para o intestino, prolongando assim a saciedade após as refeições. No grupo dos alimentos proteicos temos as leguminosas (como feijões, lentilhas, grão-de-bico, soja ou ervilhas), as carnes, os peixes, os ovos e os laticínios. Já entre os alimentos ricos em gordura insaturada encontram-se o abacate, as castanhas, sementes oleaginosas, o azeite e outros óleos vegetais.

Alimentos termogênicos. Além dos alimentos que favorecem a saciedade e ajudam a controlar o apetite, para promover o emagrecimento também deve adicionar ao cardápio mais alimentos com uma ação termogênica no organismo. Alimentos como malagueta, pimenta, canela, cúrcuma e gengibre aumentam a temperatura corporal e, com isso, aceleram o metabolismo basal para a produção de energia. Isso faz com que sejam queimadas mais células de gordura para serem transformadas em energia.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório