Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 mitos sobre o açúcar que você deve esquecer já

Será que todas as teorias sobre este ingrediente estão corretas?

6 mitos sobre o açúcar que você deve esquecer já
Notícias ao Minuto Brasil

14:53 - 17/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle GLICOSE

O consumo elevado de açúcar e alimentos altamente açucarados está associado ao surgimento de várias doenças, mas será que todas as teorias que ouvimos sobre este alimento estão corretas? Nem todas.

Como destaca o site Buena Vida do jornal espanhol El País, acreditar que o açúcar mascavado é melhor do que o açúcar branco é um erro. Na prática, explica o nutricionista Juan Revenga, os mais variados tipos de açúcar não passam, na verdade, de "eufemismos açucarados" pois, na verdade, independentemente do formato e do tipo, todo tipo de açúcar tem "os mesmos efeitos", especialmente quando consumido em excesso.

+ Açúcar torna os tumores cancerígenos mais agressivos, aponta estudo

Mas, se o açúcar é todo igual e em excesso faz mal, o que podemos usar para substituí-lo? Nada. Trocar o açúcar pelo adoçante pode ser ainda pior, especialmente se for o aspartame. O ideal é apostar na moderação e olhar para outras alternativas menos comuns, como é o caso da canela ou da fruta.

Uma das teorias mais antigas relacionadas ao açúcar defende que o consumo por parte dos pequenos faz com que os níveis de hiperatividade aumentem, uma ideia que caiu recentemente por terra com um estudo provando que o açúcar não tem qualquer impacto no comportamento das crianças.

Acreditar que o açúcar é tão viciante como a droga é, segundo o especialista, uma forma errada de comparar duas situações não comparáveis. Esta teoria, destaca, está "banalizando situações muito comprometedoras".

Associar o consumo de açúcar ao aparecimento de diabetes pode ser um erro. Por quê? Porque não existem ainda dados científicos que provem que este ingrediente é causa direta para a doença. Existem, sim, estudos que mostram que o consumo elevado de açúcar impulsiona a obesidade e que a obesidade é um trampolim para a diabetes, explica o especialista.

E se é errado associar o açúcar à diabetes como uma causa direta, pode ser também menos correto acreditar que este alimento é o responsável pelo aparecimento de cáries. Tal como explica a publicação, este problema dentário é causado pela acidez de alguns alimentos, acidez essa que 'alimenta' as bactérias que causam a cárie. Para Juan Revenga, "o açúcar não é uma causa direta de cáries", embora possa ajudar no aparecimento das mesmas (quando está presente, por exemplo, em refrigerantes).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório