Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

São Paulo recebe 20 chefs italianos para semana gastronômica

Evento acontece entre 23 e 29 de outubro na capital paulista

São Paulo recebe 20 chefs italianos para semana gastronômica
Notícias ao Minuto Brasil

11:39 - 20/10/17 por ANSA

Lifestyle Evento

Considerada a cidade com maior número de descendentes italianos do Brasil, São Paulo sediará do dia 23 até 29 de outubro a 6ª edição da "Settimana della Cucina Regionale Italiana" (em tradução livre, "Semana da Cozinha Regional Italiana"). Durante sete dias, as cozinhas dos principais restaurantes da capital paulista serão comandadas por chefs de 20 regiões da Itália, em parceria com brasileiros, que vão preparar 160 receitas utilizando produtos importados, típicos de cada localidade.

Neste ano, a "Semana da Cozinha Regional Italiana" terá a presença de 18 chefs homens e duas mulheres para serem responsáveis pelo "intercâmbio" da cultura e gastronomia do país europeu. “Não é apenas um festival gastronômico é também uma oportunidade para os brasileiros vivenciarem o estilo de vida italiano, aproveitando o valor nutricional e a genuinidade da Dieta Mediterrânea, o altíssimo nível da gastronomia e a qualidade dos ingredientes de origem controlada”, disse Erica Di Giovancarlo, diretora geral para o Brasil do ITA (Italia Trade Agency).

+ Mini Pudim de micro-ondas é prático e rápido; confira a receita

Promovido pelo ITA em parceria com a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, o evento também conta com o apoio da Embaixada e Consulado da Itália em São Paulo, da Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit, na sigla em italiano), da Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), entre outros. Na edição de 2016, cerca de 10 mil pessoas conseguiram degustar os menus do famoso evento italiano. Com tamanho sucesso, a Settimana della Cucina Italiana tem sido realizada em outros países com o objetivo de promover uma experiência cultural e gastronômica.

Conheça os restaurantes e chefs participantes:

Aguzzo

Localizado na rua Simão Álvares, 325, em Pinheiros, o restaurante Aguzzo será comandado pelo chef Massimo Rech e terá um menu inspirado na região de Veneto. Aos 55 anos, o italiano já passou por renomadas cozinhas. No início de sua carreira tornou-se chef do Al Sasso de Belluno, onde atuou por dez anos e, desde 2004, comanda a cozinha do Mastroianni, restaurante principal do Hotel Bibione Palace, em Bibione, a cerca de 100 km de Veneza.

Attimo

Situado na rua Diogo Jácome, 341, na Vila Nova Conceição, o Attimmo vai produzir o menu da região de Abruzzo. O estabelecimento será liderado pelo italiano Gabriele Marrangoni. O chef é considerado uma espécie de embaixador do Abruzzo e há quase vinte anos colabora com o movimento Slow Food viajando o mundo inteiro para promover a cultura gastronômica. Desde 2001 é chef e proprietário do belo Borgo Spoltino, no interior da província de Teramo. Esta é a segunda vez que participa da Settimana.

Buttina

No restaurante Buttina, localizado na rua João Moura, 976, em Pinheiros, a cozinha será comandada pelo chef Massimiliano Masuelli, que preparará um menu inspirado na região da Lombardia. Ao lado dos pais Pino e Tina, o italiano é responsável da histórica Trattoria Masuelli San Marco, fundada pela família em 1921, na cidade de Milão. Esta é a segunda vez que Masuelli participa do evento.

Casa Santo Antonio

Localizada na avenida João Carlos da Silva Borges, 764, na Granja Julieta, a Casa Santo Antonio será liderada pelo chef Giacomo Campodonico, que fará um menu típico da região da Ligúria. Com apenas 28 anos, Campodonico é chef da Trattoria All´Ulivo, restaurante de sua família, localizada no distrito de Barassi, em Lavagna, no sul da Ligúria. O jovem volta pelo terceiro ano consecutivo a São Paulo.

Friccó

Situado na rua Cubatão, 831, na Vila Mariana, o Friccó receberá a chef Barbara Settembri representando a região de Marche. A italiana possui um título de “Maestro di Cucina Italiana” e desde 2011 comanda o próprio restaurante, o La Locanda dei Matteri, na localidade de Sant´Elpidio a Mare, província de Fermo. Esta é a segunda vez que Settembri vem ao Brasil.

Maremonti

No Maremonti, a cozinha será comandada pelo chef Alessandro Lestini, que fará pratos típicos da região da Úmbria. Lestini estudou cinco anos na Escola de Enogastronomia e Hotelaria de Assis. Em 2015, ele assumiu a cozinha do Le Melograne, restaurante da família Lungarotti, também proprietária de uma das melhores e mais tradicionais vinícolas da Úmbria. Atualmente é chef executive do Borgo Brufa, resort localizado em Torgiano, a poucos quilômetros de Perugia.

Pasquale

Localizado na rua Girassol, 66, na Vila Madalena, o restaurante Pasquale contará com a presença do chef Nicola Popolizio que produzirá um menu com iguarias da região da Basilicata. Em 2016, o italiano resolveu abrir seu próprio restaurante, o EGO. O nome foi criado com as iniciais de Enoteca, Gourmet e Origini.

Osteria del Pettirosso

O restaurante Pettirosso está localizado na Alameda Lorena, 2155, nos Jardins. Ele contará com as receitas do chef Massimo Talia inspiradas na região de Molise. Na Itália, Talia é responsável pelo Svevia, considerado o melhor restaurante de Termoli, cidade do litoral de Molise.

Picchi

Situado na rua Oscar Freira, 533, nos Jardins, o restaurante Picchi será comandado pelo chef estrelado Matteo Metullio e terá um menu inspirado na região de Trentino Alto Adige. Metullio é o chef mais jovem da Itália a receber, em 2014, com apenas 25 anos, o reconhecimento do Guia Michelin. Esta será sua segunda vez em São Paulo.

Piselli

Localizado na rua Padre João Manuel, 1253, no Jardim Paulista, o Piselli terá um cardápio típico da região de Puglia. A cozinha do estabelecimento será liderada pelo chef Stefano De Gennaro, de apenas 32 anos. Premiado com uma estrela Michelin no final do ano passado, De Gennaro é chefe e proprietário do moderno Quintessenza desde 2011.

Santo Colomba

O restaurante da Alameda Lorena, 1157, no Jardim Paulista, contará com toda a experiência do chef Angelo D’Amico para preparar receitas típicas da região de Campânia. Em 2016, o italiano decidiu abrir o próprio restaurante, oRadici. O nome do local foi inspirado em seu retorno às raízes após trabalhar no exterior.

Sensi

Localizado na rua Gabriele D'Annunzio, 1345, no Campo Belo, o Sensi contará com o chef Francesco Brunetti para apresentar um menu típico da famosa Toscana. Brunetti trabalha há 13 anos na Osteria di Passignano, localizada entre os vinhedos da família Antinori e a Abadia de São Miguel Arcanjo, no coração da região do Chianti Clássico.

Spadaccino

Na rua Mourato Coelho, 1267, na Vila Madalena, o Spadaccino trará um cardápio repleto de pratos da região do Lazio preparados pelo chef Romeo De Angelis. O italiano será responsável por representar principalmente Amatrice, devastada por um terremoto no ano passado. Lá nasceu o "spaghetti all´amatriciana", receita famosa no mundo inteiro, que deu origem à campanhas internacionais para arrecadar fundos para a reconstrução da cidade.

Supra

Na rua Leopoldo de Couto Magalhães, 681, no Itaim, o Supra receberá o chef Achille Pinna com um menu inspirado na região italiana da Sardenha. Pinna é chef do restaurante Da Achille, no interior do tradicional Hotel Moderno de propriedade de sua família, em Sant´Antioco, no sul da Sardenha. Esta é a segunda vez que o italiano participa do evento em São Paulo.

Ristorantino

Localizado na rua Doutor Melo Alves, 674, na Cerqueira Cesar, o Ristorantino vai ser a "casa" do chef Paolo Bertholier que vai produzir pratos da região do Valle D’Aosta. Bertholier já trabalhou por dois anos no Sheraton do Rio de Janeiro. Desde o ano passado, ele comanda o restaurante "Stars" do hotel Nira Montana de La Thuile, além de continuar seu trabalho na Aquolinae, escola de cozinha que fundou em 2011. O italiano representa sua região em São Paulo pela segunda vez.

Terraço Itália

Na avenida Ipiranga, 344, no 41º andar, no Centro, o Terraço Itália, contará com a presença do chef Maurizio Morini, responsável por um menu típico da região Emilia Romagna. Desde 1989, o italiano também é sommelier profissional. Atualmente comanda o restaurante principal do Antigo Borgo, hotel situado no interior do povoado medieval de Tabiano Castello.

Tratoria Fasano

Na rua Iguatemi, s/n, a Tratotia Fasano terá um cardápio inspirado na região de Piemonte e contará com o chef Alessandro Iorio. O italiano já atuou em hotéis internacionais na França, Suíça e Dinamarca. De volta à sua terra, assumiu a cozinha do L´Angelo del Convento, charmoso restaurante e pousada nas colinas de Canavese, em Loranzè Alto, a cerca de 50 km de Turim.

Tre Bicchieri

O restaurante Ter Bicchieri, localizado na rua General Mena Barreto, 765, no Itaim, contará com o chef Federico Mariutti preparando pratos típicos da região Friuli Venezia Giulia. Em 2009, com apenas 25 anos, reformou um antigo bar do início do século passado para abrir a Osteria Turlonia, na localidade de Fiume Veneto, província de Pordenone. Esta é a segunda vez que Mariutti vem a São Paulo.

Vinarium

O estabelecimento da Alameda Lorena, 1214, no Jardim Paulista, será comandado pelo chef Giordano De Stefano e contará com saborosas receitas da região da Calábria. O calabrês de 36 anos é chef e proprietário do Il Vecchio Mulino, em Trebisacce, no litoral norte da região, membro da Comissão Regional do Produto Tópico e coordenador da Associação de Cozinheiros Profissionais da Calábria. Participa da Settimana pelo terceiro ano consecutivo.

Vinheria Percussi

Localizado na rua Cônego Eugênio Leite, 523, em Pinheiros, o estabelecimento será liderado pela chef Pinuccia di Nardo, que produzirá iguarias da região da Sicília. Di Nardo compõe um quarteto de chefs, ao lado de Pina, Nuccia e Nina. As quatro trabalham no Antica Filanda. Esta é a segunda vez que a italiana participa do evento. Com informações da Ansa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório